Barra lingual ortodôntica reta x higiênica: qual a diferença?

Geralmente colocamos o aparelho contando os dias para terminar o tratamento, mas não imaginávamos que precisaríamos usar a barra lingual ortodôntica.

Mas fique tranquilo que barra lingual não é tão incomoda quanto o aparelho fixo, e nem trabalhosa na hora da higienização.

Saiba que ela é fundamental para o seu sorriso fique perfeito por um longo período, e não somente um capricho, ok?

Se você tem dúvidas sobre o que é e como funciona essa barra lingual, além das diferenças entre a parra lingual reta e higiênica, leia esse artigo até o fina e entenda melhor.

Para que serve e como funciona a barra lingual ortodôntica?

Usa-se a barra lingual ortodôntica, reta ou higiênica, após a retirada do aparelho fixo como forma de contenção. Quando utilizamos o aparelho fixo, ele move os dentes de forma rápida, rompendo as fibras que os seguram no lugar.

Assim, depois de retirar o aparelho metálico, o seu dente precisa ser segurado naquela posição para que as fibras se regenerem e os mantenham firmes.

Então para isso usamos a contenção, elas podem de ser de vários tipos, móveis ou fixas, mas hoje iremos focar na barra lingual, que é uma forma de contenção fixa.

Essa barra lingual ortodôntica é colada na parte interna dos dentes inferiores com a mesma cola utilizada nos aparelhos fixos, chamada de resina composta.

As duas contenções possuem o mesmo objetivo, manter os dentes no lugar em que foram colocados para que o tratamento seja duradouro.

Vamos abordar as principais diferenças entre os dois do próximo tópico, para você entender melhor e conversar com seu dentista.

Qual a diferença entre a barra lingual reta e a higiênica?

Conforme explicado, não há grandes diferenças entre as duas, elas servem para o mesmo objetivo, porém cada uma possui suas vantagens e desvantagens. E é sobre isso que falaremos a seguir:

Barra lingual reta ou Tradicional

A barra lingual reta ou tradicional é um pedaço de fio ortodôntico de aço inox que é colado na parte interna dos dentes inferiores. Esse fio, conforme o nome já esclarece, é colado em linha reta, em geral, do canino esquerdo até o canino direito.

Dessa forma, para se utilizar o fio dental é preciso usar o passa-fio na hora da limpeza dos dentes.

Barra Lingual Higiênica ou Ondulada

O material usado na produção é o mesmo da barra lingual reta, assim como a resina composta.

Porém, diferente da reta, a barra higiênica possui ondulações que permitem utilizar o fio dental normalmente.

Apesar disso, as ondulações podem ser mais desconfortáveis para a língua que a reta, além de acumular mais resíduos de alimentos que ela.

O que acontece se a contenção não for feita?

A contenção funciona como forma de manter os seus dentes no lugar por um longo período, após o aparelho fixo.

Sendo assim, se a contenção não for feita de forma adequada, você correrá o risco de precisar voltar a utilizar o aparelho fixo. E acredito que você não deseja isso.

Por isso, é tão importante que você siga as orientações do seu dentista e faça o tratamento de forma correta.

Caso você não utilize, os seus dentes irão voltar para o lugar inicial lentamente, sendo assim, você terá que voltar a usar o aparelho para movê-los novamente.

O que seria um grande desperdício. Afinal, você não vai querer desperdiçar seu tempo e dinheiro, certo?

Com relação ao tempo de uso, não existe uma regra, cada paciente precisa ser avaliado para que o profissional indique o tempo ideal para ele.

Qual a barra lingual ortodôntica ideal para o meu caso?

Após todas essas informações, você deve estar se perguntando qual delas escolher ou qual é mais recomendada para o meu caso.

Vamos recapitular algumas as diferenças de cada uma:

Reta

  • Mais confortável e não incomoda tanto a sua língua;
  • O uso do fio dental é mais trabalhoso, sendo necessário utilizar o passa-fio.
  • Não acumula tanto resíduo de alimento.

Higiênica

  • Pode usar o fio dental normalmente;
  • Acumula mais resíduos de alimentos que o anterior;
  • É um pouco mais desconfortável para a língua.

Para saber qual a opção mais recomendada para o seu caso, converse com seu dentista sobre a sua preferência. Assim o seu dentista irá avaliar e dizer se é possível ou não utilizar a sua opção.

Quais os cuidados necessários ao colocar a barra lingual?

Com o fim do uso do aparelho fixo, os cuidados extras com sua higiene bucal não finalizam, ainda há um longo caminho até voltar a rotina normal de limpeza.

A limpeza da barra lingual, funciona de forma mais prática. Já que ela não que precisa usar a escova interdental em cada um dos braquetes do aparelho, diferente do aparelho tradicional.

Os cuidados diários com a barra lingual:

  • Redobrar a escovação da parte inferior dos dentes, pois pode haver resíduos de alimentos, principalmente na barra lingual higiênica;
  • Utilizar o fio dental diariamente, por mais complicado que pareça, deixar de usá-lo pode gerar complicações no futuro.
  • Escovar os dentes após cada uma das refeições, além de utilizar a escova interdental na barra lingual.

No começo a barra lingual ortodôntica pode ser um pouco incomoda no dia a dia, mas assim como o aparelho fixo, você irá se acostumar. Só uma questão de hábito, conforme o tempo passa você executará a sua rotina de limpeza de forma automática.

Conclusão

Por fim, a barra lingual ortodôntica, se trata de um aparelho fixo de contenção, usado para não deixar os seus dentes voltarem para o lugar que estavam. Seu uso não só é recomentado, mas fundamental para o tratamento seja um sucesso.

Nesse artigo você aprendeu o que é e para que serve a barra lingual que o seu dentista indicou, além de entender a diferença entre a reta e higiênica.

Espero tenha sanado todas as suas dúvidas, caso não, pode deixar aqui nos comentários que responderemos com prazer.

Open chat
Olá, como podemos ajudar?