Dentística Restauradora

Dentística: Entenda como essa especialidade pode trazer benefícios além da estética

Apesar da palavra dentística não ser muito utilizada no nosso dia a dia, é muito provável que você já tenha ouvido falar em odontologia estética. Os procedimentos estéticos no Brasil, incluindo os realizados por profissionais da odontologia, são realizados por um número cada vez maior de pessoas, seja por insatisfação com seu estado e sua imagem atuais, ou por necessidade em decorrência de tratamentos e doenças. Isso faz com que a dentística, ou odontologia estética seja uma das áreas da odontologia que mais cresce em todo o país. Se você ainda não sabe muito bem o que faz um especialista em dentística leia esse artigo até o final e entenda como essa especialidade pode te ajudar mais do que apenas na questão estética.

O que é a dentística?

Dentística é a área de estudo da odontologia que tem como foco os procedimentos estéticos e de restauração dental. Os dentistas que se especializam nessa área de atuação têm como principais atividades o clareamento dental e a utilização de resinas e outros materiais utilizados nos procedimentos de restauração estética. Essa área tem como premissa a pesquisa dos materiais utilizados nesses procedimentos estéticos e a forma como eles se relacionam com o organismo humano, e como aplicar técnicas diretas e indiretas de restauração dental. Apesar de focada na estética, a dentistica promove por meio das restaurações dentais realizadas resultados satisfatórios nos tratamentos de vários problemas de origem odontológica.

Que procedimentos são feitos pelo especialista em dentistica?

A dentistica engloba a realização de vários procedimentos, a maioria com objetivos estéticos, como as citadas a seguir.

Colagem dentária

O principal objetivo desse tratamento é a reparação, de dentes trincados, quebrados, com grande desgaste ou caídos. Para isso é utilizado material resistente e de coloração semelhante aos dentes naturais, que é colocado sobre a região danificada. Esse material pode ser manuseado pelo dentista, que consegue polir e moldar o local de acordo com a boca do paciente, deixando a região onde foi feita a colagem com aspecto mais natural possível.

Obturações

As obturações podem ser feitas de diversos materiais como porcelana e ouro, e tem como finalidade principal preencher buracos presentes nos dentes em decorrência de cáries ou outras doenças. Uma vantagem das obturações é que elas preservam a maior quantidade possível de dente original, em comparação com outros tratamentos que fazem a sua extração total.

Coroa dentária

As coroas dentárias, ou capas dentárias, podem ser usadas apenas sobre alguns dentes, ou em todos eles, mantendo-os na posição correta e disfarçando dentes tortos ou manchados. Ela visa restaurar a força, tamanho, formato e a aparência dos dentes do paciente de maneira geral, e pode ser confeccionada em metal, porcelana ou numa mistura dos dois materiais.

Lente de contato

As lentes de contato dentárias estão na moda e cada vez mais pessoas utilizam esse tipo de procedimento para recuperar e manter a beleza de seus sorrisos por mais tempo. A aplicação da lente de contato dentária é feita com finas camadas de resina ou porcelana colocadas sobre a parte anterior dos dentes do paciente depois de removidos alguns milímetros de esmalte dos dentes. Esse procedimento é capaz de modificar características naturais dos dentes como tamanho, formato e cor, e é muito utilizado por artistas e pessoas que tem grande exposição pública.

Branqueamento dentário

Esse é o procedimento mais simples da dentistica, podendo inclusive ser realizado pelo próprio paciente na sua casa. Normalmente são utilizados produtos próprios para esse objetivo, mas ninguém deve fazer uso desse tipo de produto sem antes passar por uma avaliação com um dentista, já que se realizado incorretamente, o tratamento pode ter efeito contrário ao desejado, fazendo com que seus dentes fiquem mais escuros, desgastados e quebrados em alguns casos.

Clareamento dental a laser

Esse tipo de tratamento estético dental é recomendado como complemento ao branqueamento dentário que pode ser realizado em casa. Aqui são utilizados equipamentos criados exclusivamente para essa finalidade, que possuem resultados considerados excelentes por dentistas e pacientes que optam por esse tipo de tratamento.

Faceta de porcelana

Tratamento ideal para pacientes que têm dentes já desgastados, espaçados ou com manchas. Essas facetas são fabricadas em porcelana e são uma maneira rápida de recuperar o sorriso dos pacientes. O único ponto de atenção sobre as facetas de porcelana é que são irreversíveis, portanto, é preciso cuidado na hora de escolher esse tipo de procedimento estético.

Quando é recomendado procurar especialista em dentistica?

Por se tratar de um ramo da odontologia mais focado na estética dental, a dentistica pode ser utilizada por qualquer pessoa que não esteja satisfeita com seus dentes, seja com sua cor, formato, tamanho e qualquer outro motivo que posa estar gerando essa insatisfação. O número de procedimentos estáticos realizados nas clínicas e consultórios odontológicos pelo Brasil cresce a cada ano, e muitas vezes o grande motivo é a insatisfação do paciente com o que ele enxerga de si mesmo.

Além dos procedimentos com finalidade exclusivamente estética, a dentistica pode ser utilizada também em casos de doenças que exigem a remoção de dentes que tenham se quebrado ou estejam desgastados e inutilizados. Nesses casos os procedimentos da dentistica podem ser utilizados para devolver o sorriso e a saúde bucal dos pacientes que passam por esse tipo de problema, como acontece nos casos de doença periodontal e na colocação de implantes e próteses dentários, por exemplo. Ao se consultar com um dentista clínico geral as chances de que ele encaminhe você para um especialista em dentistica são muito grandes.

Conclusão

É comum que muitas pessoas sintam vergonha de sorrir na frente de outras pessoas por estarem com dentes tortos, manchados ou até mesmo faltando. Para ajudar essas pessoas a dentistica oferece diversos tipos de procedimentos com objetivos totalmente estéticos que podem ser utilizados por pessoas de todas as idades. Além dos benefícios estéticos, os procedimentos realizados pela dentistica também são importantes como complemento ao tratamento de outras doenças, como doença periodontal e cáries. Na Livedent Odontologia temos profissionais qualificados para realizar todos esses procedimentos estéticos e trazer de volta o seu sorriso mais saudável. Marque sua consulta e saiba mais sobre os procedimentos que podem ser realizados pela nossa equipe.

1
Seja Bem Vindo ao seu Dentista em Curitiba :)
Powered by