Por que utilizar sedação com óxido nitroso no dentista ?

Oxido Nitroso em Curitiba

Medo de Dentista ? Sedação com Óxido Nitroso

Sentar na cadeira do dentista pode ser simples e fácil para alguns, porém, para 20% da população brasileira, a fobia, o medo e a insegurança são reações recorrentes no atendimento odontológico, e a melhor solução é a sedação com óxido nitroso. A chamada "odontofobia" caracteriza-se por este conjunto de sentimentos, que vinculados ao histórico clínico e pessoal de cada paciente configuram-se em obstáculos no tratamento odontológico. Mesmo com a utilização de novos métodos a partir da modernização de instrumentos e a crescente evolução tecnológica no setor, os quais conferem uma redução no desconforto do tratamento, o "medo de dentista" continua sendo um dos principais problemas encontrados nos consultórios do país. Não existe uma causa única para esse tipo de trauma. Na verdade, percebe-se um somatório de sintomas, todos diretamente ligados a algum tipo de dor.

Sentar na cadeira do dentista pode ser simples e fácil para alguns, porém, para 20% da população brasileira, a fobia, o medo e a insegurança são reações recorrentes no atendimento odontológico, e a melhor solução é a sedação com óxido nitroso.

A chamada “odontofobia” caracteriza-se por este conjunto de sentimentos, que vinculados ao histórico clínico e pessoal de cada paciente configuram-se em obstáculos no tratamento odontológico.

Mesmo com a utilização de novos métodos a partir da modernização de instrumentos e a crescente evolução tecnológica no setor, os quais conferem uma redução no desconforto do tratamento, o “medo de dentista” continua sendo um dos principais problemas encontrados nos consultórios do país. Não existe uma causa única para esse tipo de trauma. Na verdade, percebe-se um somatório de sintomas, todos diretamente ligados a algum tipo de dor.

Há maneiras de amenizar a fobia, começando por um aspecto comportamental: aquele em que o dentista busca trabalhar a memória traumática e afetiva do paciente, desconstruindo os conceitos relacionados a dor e a ansiedade. Essa abordagem, ainda que baseada na construção de uma relação de confiança entre o cirurgião-dentista e o paciente, pode não ser uma tarefa conclusiva. Diante desse cenário, a sedação com Óxido Nitroso, um tipo de sedação consciente, apresenta-se como uma alternativa útil e eficaz na condução do ato operatório, já tendo sido amplamente aplicada há mais de um século, sobretudo, nos Estados Unidos e na Europa. Aqui no Brasil, é altamente recomendável verificar a estrutura e qualificação da clínica para realizar este procedimento.

A LiveDent Odontologia reúne capacidades técnica e estrutural comprovadamente habilitadas para garantir a segurança e a saúde bucal dos pacientes no uso da sedação com óxido nitroso.

A sedação com óxido nitroso como solução

Popularmente conhecido como o “gás do riso” ou o “gás hilariante”, o Óxido Nitroso é um gás incolor, que possui efeito ansiolítico, relaxante e levemente analgésico. Ao apresentar baixa solubilidade sanguínea, ele garante rápida absorção no organismo do paciente. Diferentemente do nome engraçado e popular que lhe é atribuído, o Óxido Nitroso atua na solução de um problema sério causado pela ansiedade de pacientes odontofóbicos.

A sedação é considerada e chamada de “sedação consciente”, porque não há perda de consciência nem comprometimento dos reflexos vitais. Dessa forma, o paciente pode, inclusive, se comunicar com o dentista no que tange à sua percepção sobre o processo. O cirurgião-dentista tem total controle da aplicabilidade do gás, regulando as quantidades de acordo com as reações de cada paciente, podendo reverter o quadro a qualquer momento se for necessário.

A inalação é feita através de uma máscara composta por uma mistura de óxido nitroso com oxigênio. Uma vez inalado, o gás atinge o sistema nervoso central, região que controla a autocensura. O efeito cria contrações involuntárias na face, aparentando uma fisionomia de riso. Com os músculos relaxados, o dentista tem mais autonomia e segurança para realizar o tratamento dentário. Da mesma forma que a absorção é rápida, a eliminação do Óxido Nitroso também é, conferindo rápida recuperação sem efeitos colaterais.

Contraindicações para o uso do óxido nitroso

Qualquer pessoa pode se submeter à Sedação com Óxido Nitroso. Não há, comprovadamente, contraindicações absolutas, entretanto, há contraindicações relativas. É necessário ter precaução no uso do gás em pacientes que apresentem qualquer obstrução respiratória ou estejam resfriados, com sinusite. Pessoas com quadro clínico mental instável também inspiram cuidado e cautela.

Tendo em vista o processo evolutivo da humanidade, que sempre buscou aliviar a dor e a tensão em qualquer esfera da vida, é possível inferir que a história da anestesia é tão antiga quanto a própria humanidade; e que a sua aplicabilidade possibilita a realização de procedimentos médicos e odontológicos bastante complexos.

A partir de todos os aspectos apresentados na condução da sedação com Óxido Nitroso, incluindo segurança, simplicidade e praticidade, a técnica se categoriza hoje como um dos procedimentos mais seguros da odontologia.

Referências Bibliográficas:

http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0034-72722014000100015&script=sci_arttext

http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000351537

Open chat
Olá, como podemos ajudar?