Prótese Dentária

Colocação de prótese dentária: O que é, quem pode fazer e quando o procedimento é recomendado

A colocação de prótese dentária muitas vezes acaba gerando muitas dúvidas nos pacientes que tiveram algum tipo de problema que acabou acarretando a perda parcial ou total dos dentes.

Traumas, doenças ou a falta de higiene podem contribuir para que isso aconteça, e a colocação de prótese dentária pode ser a melhor maneira de recuperar os dentes perdidos e devolver ao paciente a segurança de sorrir sem medo novamente. Hoje, neste artigo, você vai entender exatamente o que é uma prótese dentária, que tipos de prótese estão disponíveis, os cuidados que deve ter, e muito mais. Boa leitura.

O que é uma prótese dentária?

Próteses dentárias servem para substituir dentes naturais que por algum motivo tiveram de ser extraídos, ou foram perdidos em decorrência de algum trauma ou doença que afete a arcada dentária e sua estrutura. Apesar de não reproduzirem com perfeição a sensação dos dentes naturais, as próteses dentárias estão cada vez mais modernas, confortáveis e com a aparência muito próxima a dos dentes naturais.

Quando a colocação de prótese dentária é recomendada?

A colocação de prótese dentária pode ser necessária em alguns casos onde os dentes já foram inutilizados parcial ou totalmente. Isso pode acontecer por diversos fatores, que incluem: • Falta de higiene bucal; • Doença periodontal; • Traumas. A colocação de prótese dentária vai depender da situação da arcada dentária do paciente, pois existem tipos de prótese dentária ideais para cada caso específico.

Quais são os tipos de próteses dentárias?

Antes de fazer a colocação de prótese dentária você precisa entender quais são os tipos de próteses utilizadas e as diferenças entre cada um deles. Basicamente, existem dois tipos de próteses dentárias: as próteses fixas e as próteses removíveis.

Próteses fixas

Conhecidas popularmente como ponte ou coroa, esse tipo de prótese pode ser utilizado quando um único dente sofreu algum tipo de dano irreparável, como um trauma ou um agravamento de uma cárie, por exemplo.

Nos casos em que o dente tem sua coroa inutilizada, mas já passou por processos de restauração anteriormente, não é necessário que seja feito um tratamento de canal para que seja feita uma nova coroa de material cerâmico em substituição a que já não pode mais ser utilizada.

Quando o dente ainda não passou por nenhum tipo de tratamento de restauração é necessário que seja feito um tratamento de canal, para que o dentista possa cimentar a prótese fixa unitária. Os demais dentes acabam servindo como pilares para a colocação das próteses dentárias fixas.

Prótese parcial removível

A colocação de prótese dentária parcial removível é recomendada sempre que o paciente ainda conta com uma boa quantidade de dentes remanescentes, que não precisam ser desgastados ou extraídos para que a prótese seja colocada. Esse tipo de prótese pode ser confeccionado em materiais como cromo ou em ligas de cobalto, e sua instalação é feita com a utilização de grampos e conectores que garantem que as próteses se mantenham presas na boca do paciente.

Prótese total removível

Utilizada quando os pacientes apresentam perda de todos os dentes, ou quase todos, esse processo de colocação de próteses dentária consiste na preparação de uma estrutura móvel onde os dentes naturais são substituídos por novos dentes confeccionados em acrílico.

A popular “dentadura” é confeccionada de acordo com a cor, o tamanho e o formato dos dentes naturais do paciente, processo que exige que o profissional tenha grande habilidade para que a estrutura possa encaixar perfeitamente na boca O processo de colocação de próteses dentária removível é considerado fácil, mas algumas pessoas acabam ficando relutantes por achar que a nova prótese pode se soltar ou cair a qualquer momento. Esse tipo de prótese também demanda cuidados mais atenciosos em relação aos hábitos de higiene do paciente.

Qual a diferença entre prótese dentária e implante dentário?

A principal diferença entre a prótese dentária e implante dentário é que a colocação de prótese dentária é realizada com o aproveitamento da estrutura do dente antigo para recuperação e colocação do novo, como acontece na colocação de prótese dentária fixa, por exemplo. Já a colocação de prótese dentária removível consiste na instalação de uma prótese feita de material sintético que ocupa o lugar de toda a arcada dentária. O implante dentário, por sua vez, consiste na colocação de um pino diretamente no osso da mandíbula ou maxilar, que funciona como uma raiz artificial onde será confeccionada a coroa protética que substituirá o antigo dente.

A colocação de implantes dentários é realizada em duas etapas, sendo a primeira um procedimento cirúrgico onde são colocados os pinos de titânio que funcionarão como raízes para os dentes artificiais que serão colocados na etapa seguinte. Somente depois de colocados os pinos é que serão cimentados os dentes de acrílico sobre a base de titânio que foi preparada anteriormente.

Cuidados após a colocação de prótese dentária

Depois da colocação de prótese dentária é recomendado que o paciente tome alguns cuidados para evitar que qualquer tipo de problema coloque em risco o trabalho realizado.

Os principais cuidados que você deve ter após a colocação de prótese dentária são: • Evitar o consumo de alimentos sólidos ou duros; • Escovar os dentes devagar, sem grande pressão durante a escovação; • Tomar cuidado com impactos na região da boca. Dessa forma os resultados da colocação de prótese dentária serão muito mais satisfatórios.

Colocação de prótese dentária tem alguma contra indicação?

A colocação de prótese dentária não possui, a princípio, nenhum tipo de contraindicação, podendo ser realizada por qualquer pessoa. Já para a realização do implante dentário, por se tratar de um procedimento cirúrgico, precisa de uma avaliação clínica antes da realização do implante dentário. Pessoas que sofram com problemas como diabetes e osteoporose só podem passar por esse tipo de tratamento com acompanhamento médico pré e pós-operatório.

Conclusão

A perda de dentes é algo que incomoda demais a grande maioria das pessoas que, por qualquer motivo, acabou perdendo um ou mais dentes. A colocação de prótese dentária supre completamente a falta tanto de um único dente quanto de toda a arcada dentária, e pode ser realizada diretamente no consultório do seu dentista, sem necessidade de internação e procedimentos cirúrgicos. Visite nosso site e conheça mais sobre o serviço de colocação de prótese dentária, e os outros serviços que a Livedent oferece para você.

1
Seja Bem Vindo ao seu Dentista em Curitiba :)
Powered by