Profilaxia

Profilaxia dentária: o que é, como é feita e em que tratamentos é recomendada

A profilaxia dentária é um dos tratamentos odontológicos mais realizados nas clínicas de odontologia espalhadas pelo país, mesmo sendo pouco conhecida por esse nome. Nesse artigo você vai entender exatamente o que é a profilaxia dentária, como é feito esse tipo de tratamento, seus benefícios e outras informações importantes para que você saiba exatamente o que esperar da sua próxima visita ao seu dentista.

O que significa profilaxia?

Profilaxia é uma palavra de origem grega, que significa precaução, e pode ser empregada no estudo de várias outras áreas, mas quando utilizada na medicina serve para definir o conjunto de medidas que tem como objetivo prevenir ou diminuir os impactos de doenças na população. Você também vai encontrar a palavra profilaxia no universo dos jogos de xadrez, por exemplo. Nesse caso a palavra é utilizada para apontar uma atitude do jogador que busca evitar que seu adversário realize suas jogadas.

O que é a profilaxia dentária?

Especificamente na odontologia profilaxia é o nome dado ao conjunto de medidas que tem como finalidade evitar o surgimento de doenças que afetam os dentes, muitas vezes tornando o seu tratamento muito mais difícil.

A profilaxia dentária, popularmente conhecida como limpeza dental, é o processo de limpeza dos dentes que pode ser realizado por dentistas e ortodontistas, e que em algumas poucas sessões é capaz de produzir bons resultados conforme o objetivo do tratamento. O principal objetivo da profilaxia dentária é manter a saúde dos dentes e dos tecidos a sua volta, evitando o surgimento de doenças.

Por que é importante combater a placa bacteriana?

A placa bacteriana é uma película que se acumula ao redor dos dentes devido ao acúmulo de restos de alimentos e bactérias presentes na região. Quando esses restos não são eliminados, em pouco tempo essa película acaba se transformando em tártaro, que pode vir a causar problemas mais sérios como gengivite e cáries e periodontite.

Essas doenças podem parecer um tanto inofensivas inicialmente, mas podem acabar causando mais transtornos, inclusive com a perda de dentes em alguns casos. Por isso é importante manter bons hábitos de higiene bucal, evitando que a placa se acumule e demande um tratamento mais longo para sua eliminação.

Quais são os benefícios da profilaxia dentária?

Entre os benefícios da realização da profilaxia os principais são: • Fim do sangramento na gengiva; • Preservar a saúde dos tecidos que envolvem os dentes; • Redução e cura de processos infecciosos como gengivite; • Remoção do tártaro e da placa bacteriana; • Evitar o surgimento de doenças que podem causar perda dos dentes.

Qual é a diferença entre profilaxia e assepsia?

Assepsia é o termo utilizado para definir o conjunto de medidas que tem o objetivo de impedir que germes causadores de infecções se instalem no organismo, nos ambientes e até mesmo em objetos. Portanto, não é errado afirmar que assepsia e profilaxia são sinônimos, já que ambos são utilizados para definir o conjunto de ações e procedimentos que visam garantir a saúde dos pacientes e de toda a população.

Como é feita a profilaxia dentária?

O processo de limpeza dental basicamente é composto por três etapas: Raspagem A raspagem é feita com a utilização de instrumentos odontológicos para que seja feita a remoção da placa bacteriana, tanto da superfície dos dentes quanto da parte inferior da gengiva. Alisamento O objetivo do alisamento é acabar com as rugosidades que acabaram sobrando depois do processo de raspagem, para recuperar o aspecto natural e saudável dos dentes. Esse alisamento também ajuda a reduzir inflamação causada por problemas como a gengivite, já que envolve também a raiz do dente. Polimento Na etapa de polimento são aplicadas pastas polidoras que contém adição de flúor, que tem como objetivo recuperar as estruturas dentárias que foram tratadas na raspagem e alisamento.

Vou sentir dor durante a sessão de profilaxia dentária?

No geral a profilaxia dentária não é um tratamento doloroso, mas durante as sessões é possível que o paciente acabe sentindo um pouco de desconforto, principalmente devido a sensibilidade, mas nada muito sério. Um bom profissional vai tomar todas as providências para que o tratamento seja o menos incomodo possível.

A profilaxia dentária deve ser realizada com que frequência?

Se você não tem o hábito de visitar regularmente o seu dentista é muito provável que quando chega o momento de se sentar na cadeira do dentista você sempre precise passar por uma sessão de profilaxia dentária. Acontece que quando você passa muito tempo, às vezes anos, sem visitar um dentista a quantidade de placa bacteriana que se acumula nos dentes pode ser muito grande, fazendo com que em alguns casos sejam necessárias mais de uma sessão de profilaxia dentária para conseguir eliminar toda essa placa. A recomendação geral é para que esse processo de limpeza dos dentes seja realizado pelo menos a cada 6 meses. Mas é possível que, dependendo da gravidade do caso, seja necessário que o intervalo entre cada visita ao seu dentista seja menor para que o tratamento possa ser mais efetivo.

Quando a profilaxia dentária é recomendada?

Esse processo de profilaxia pode ser realizado em pacientes de qualquer idade, inclusive em crianças. Mesmo que sua higiene bucal seja impecável, sempre é importante contar com o acompanhamento de um dentista para que ele possa identificar a presença de cáries e tártaro, que muitas vezes acabam passando despercebidos. A profilaxia também é indicada em casos onde há o sangramento constante da gengiva durante a escovação.

Profilaxia dentária: o que é, como é feita e em que tratamentos é recomendada

 

A profilaxia dentária é um dos tratamentos odontológicos mais realizados nas clínicas de odontologia espalhadas pelo país, mesmo sendo pouco conhecida por esse nome.

Nesse artigo você vai entender exatamente o que é a profilaxia dentária, como é feito esse tipo de tratamento, seus benefícios e outras informações importantes para que você saiba exatamente o que esperar da sua próxima visita ao seu dentista.

O que significa profilaxia?

Profilaxia é uma palavra de origem grega, que significa precaução, e pode ser empregada no estudo de várias outras áreas, mas quando utilizada na medicina serve para definir o conjunto de medidas que tem como objetivo prevenir ou diminuir os impactos de doenças na população.

Você também vai encontrar a palavra profilaxia no universo dos jogos de xadrez, por exemplo. Nesse caso a palavra é utilizada para apontar uma atitude do jogador que busca evitar que seu adversário realize suas jogadas.

O que é a profilaxia dentária?

Especificamente na odontologia profilaxia é o nome dado ao conjunto de medidas que tem como finalidade evitar o surgimento de doenças que afetam os dentes, muitas vezes tornando o seu tratamento muito mais difícil.

profilaxia

A profilaxia dentária, popularmente conhecida como limpeza dental, é o processo de limpeza dos dentes que pode ser realizado por dentistas e ortodontistas, e que em algumas poucas sessões é capaz de produzir bons resultados conforme o objetivo do tratamento.

O principal objetivo da profilaxia dentária é manter a saúde dos dentes e dos tecidos a sua volta, evitando o surgimento de doenças.

Por que é importante combater a placa bacteriana?

A placa bacteriana é uma película que se acumula ao redor dos dentes devido ao acúmulo de restos de alimentos e bactérias presentes na região.

Quando esses restos não são eliminados, em pouco tempo essa película acaba se transformando em tártaro, que pode vir a causar problemas mais sérios como gengivite e cáries e periodontite.

Essas doenças podem parecer um tanto inofensivas inicialmente, mas podem acabar causando mais transtornos, inclusive com a perda de dentes em alguns casos.

Por isso é importante manter bons hábitos de higiene bucal, evitando que a placa se acumule e demande um tratamento mais longo para sua eliminação.

Quais são os benefícios da profilaxia dentária?

Entre os benefícios da realização da profilaxia os principais são:

  • Fim do sangramento na gengiva;
  • Preservar a saúde dos tecidos que envolvem os dentes;
  • Redução e cura de processos infecciosos como gengivite;
  • Remoção do tártaro e da placa bacteriana;
  • Evitar o surgimento de doenças que podem causar perda dos dentes.

Qual é a diferença entre profilaxia e assepsia?

Assepsia é o termo utilizado para definir o conjunto de medidas que tem o objetivo de impedir que germes causadores de infecções se instalem no organismo, nos ambientes e até mesmo em objetos.

Portanto, não é errado afirmar que assepsia e profilaxia são sinônimos, já que ambos são utilizados para definir o conjunto de ações e procedimentos que visam garantir a saúde dos pacientes e de toda a população.

Como é feita a profilaxia dentária?

O processo de limpeza dental basicamente é composto por três etapas:

Raspagem

A raspagem é feita com a utilização de instrumentos odontológicos para que seja feita a remoção da placa bacteriana, tanto da superfície dos dentes quanto da parte inferior da gengiva.

Alisamento

O objetivo do alisamento é acabar com as rugosidades que acabaram sobrando depois do processo de raspagem, para recuperar o aspecto natural e saudável dos dentes.

Esse alisamento também ajuda a reduzir inflamação causada por problemas como a gengivite, já que envolve também a raiz do dente.

Polimento

Na etapa de polimento são aplicadas pastas polidoras que contém adição de flúor, que tem como objetivo recuperar as estruturas dentárias que foram tratadas na raspagem e alisamento.

Vou sentir dor durante a sessão de profilaxia dentária?

No geral a profilaxia dentária não é um tratamento doloroso, mas durante as sessões é possível que o paciente acabe sentindo um pouco de desconforto, principalmente devido a sensibilidade, mas nada muito sério.

Um bom profissional vai tomar todas as providências para que o tratamento seja o menos incomodo possível.

A profilaxia dentária deve ser realizada com que frequência?

Se você não tem o hábito de visitar regularmente o seu dentista é muito provável que quando chega o momento de se sentar na cadeira do dentista você sempre precise passar por uma sessão de profilaxia dentária.

Acontece que quando você passa muito tempo, às vezes anos, sem visitar um dentista a quantidade de placa bacteriana que se acumula nos dentes pode ser muito grande, fazendo com que em alguns casos sejam necessárias mais de uma sessão de profilaxia dentária para conseguir eliminar toda essa placa.

A recomendação geral é para que esse processo de limpeza dos dentes seja realizado pelo menos a cada 6 meses.

Mas é possível que, dependendo da gravidade do caso, seja necessário que o intervalo entre cada visita ao seu dentista seja menor para que o tratamento possa ser mais efetivo.

Quando a profilaxia dentária é recomendada?

Esse processo de profilaxia pode ser realizado em pacientes de qualquer idade, inclusive em crianças.

Mesmo que sua higiene bucal seja impecável, sempre é importante contar com o acompanhamento de um dentista para que ele possa identificar a presença de cáries e tártaro, que muitas vezes acabam passando despercebidos.

A profilaxia também é indicada em casos onde há o sangramento constante da gengiva durante a escovação.

profilaxia-dentaria

Além disso, a realização da profilaxia dentária é uma das etapas do tratamento de problemas como a gengivite e doença periodontal, onde é necessário retirar os excessos de placa bacteriana para que seja possível prosseguir com o tratamento.

Você viu nesse artigo especial que a profilaxia dentária é um tratamento realizado com muita frequência nos consultórios e clínicas de todo o Brasil.

O tratamento, que é realizado no próprio consultório do dentista, é importante para evitar que a placa bacteriana acabe se acumulando nos dentes e na gengiva, evitando assim que essa placa possa evoluir para o tártaro e, consequentemente causar problemas periodontais e cáries em alguns casos.

Se você sente sua gengiva sangrando, ou percebe que seus dentes estão um pouco mais amarelados é possível que precise passar por uma sessão de limpeza.

Entre em contato com a nossa equipe e agende sua consulta para evitar que o quadro possa evoluir para problemas mais complicados.

1
Seja Bem Vindo ao seu Dentista em Curitiba :)
Powered by