Prótese Total

Prótese Total – Dentadura: Conheça os principais tipos de dentadura, o procedimento para colocação e em que casos ela é recomendada

A Prótese Total – Dentadura é um dos tratamentos odontológicos mais procurados nas clínicas de todo o Brasil.

Esse tipo de tratamento é importante não apenas do ponto de vista estético, já que faz com que o paciente recupere a autoestima abalada pela falta de seus dentes, mas também para a saúde do organismo como um todo.

Description: prótese dental

A seguir você vai aprender mais sobre prótese dental, os tipos de próteses disponíveis, quando cada um deles é indicado e outras informações importantes para acabar com suas dúvidas sobre esse tipo de tratamento odontológico. Confira.

O que é uma prótese dental?

Prótese dental é o nome dado ao aparelho utilizado com a finalidade de suprir a ausência de vários dentes.

Essa substituição tem como objetivo garantir que funções importantes para o funcionamento adequado do corpo humano, como a mastigação e a respiração por exemplo, não sejam prejudicadas pela ausência dos dentes naturais.

Quais são os benefícios da colocação de uma prótese dental?

Depois que ocorre a perda de dentes pelo paciente é possível que algumas funções importantes no funcionamento do organismo acabem sendo prejudicadas.

Ao colocar uma prótese dental para substituir os dentes perdidos as funções prejudicadas podem ser totalmente reestabelecidas.

Entre os benefícios da utilização de prótese dental os principais são:

  • Melhor mastigação dos alimentos;
  • Melhora na fala;
  • Recuperação da autoestima;
  • Proteção a gengiva.

Por mais que num primeiro momento esses benefícios possam parecer pequenos eles podem causar diversos tipos de problemas que, se não receberem a devida atenção podem acabar evoluindo para casos mais graves.

Existem diversos tipos de prótese dental?

Existem quatro tipos de prótese dental que podem ser utilizados de acordo com cada caso.

Veja a seguir cada um deles.

Prótese dental total

Esse é o tipo de prótese dental mais conhecida da população.

Chamada também de dentadura, essa prótese dental é produzida em laboratório de acordo com a anatomia do maxilar e da cavidade bucal do paciente.

A próteses dental fica apenas apoiada na gengiva do paciente, sem qualquer tipo de fixação como é feito no caso da colocação de lentes de contato odontológica, por exemplo.

Normalmente o material utilizado na preparação da prótese dental total é a resina, que vai reproduzir os dentes e a gengiva do paciente, passando por um processo de pintura para ter um aspecto mais próximo possível do natural de cada paciente.

A utilização da prótese dental total é indicada em casos extremos, onde o paciente já perdeu todos os seus dentes naturais.

Prótese dental parcial fixa

A colocação da prótese dental parcial fixa é indicada em casos onde tenha ocorrido a perda de um ou mais dentes naturais, onde o espaço entre eles não seja muito grande e existam dois dentes que servirão de suporte para as novas próteses.

Description: Uma imagem contendo pessoa, parede, interior, mulher
Descrição gerada automaticamente

Essas condições são necessárias pois essas próteses são apoiadas nos dentes vizinhos, que receberão um pequeno desgaste para que possam receber as próteses substitutas dos dentes naturais perdidos.

Isso evita que seja possível remover as próteses durante a escovação dos dentes, por exemplo.

Uma desvantagem da colocação da prótese dental parcial fixa é que, caso os dentes remanescentes que servirão de suporte para as próteses estejam totalmente preservados, eles terão sua estrutura afetada para poder receber essas próteses.

Além disso, a durabilidade dessas próteses vai depender muito da forma com que o paciente cuida de sua higiene bucal, uma vez que a estrutura de suporte dessas próteses precisa de cuidados redobrados para que se tenha uma vida útil maior.

Prótese dental parcial removível

A ponte móvel, como é popularmente conhecida a prótese dental parcial removível, é recomendada quando a perda dos dentes acontece de forma intercalada, ou quando o espaço entre os dentes remanescentes é muito grande.

Esse tipo de prótese necessita de um preparo mínimo sobre a superfície onde será colocada, muito menos invasiva em comparação a prótese parcial fixa.

A prótese parcial removível é fixada na boca do paciente com um tipo de grampo de metal, que permite que ela seja removida sempre que necessário, aumentando sua vida útil uma vez que o paciente pode fazer uma melhor higienização da sua prótese.

Quando a colocação de uma prótese dental é indicada?

Como você viu anteriormente cada tipo de prótese dental possui características que fazem com que cada uma seja mais indicada para certos casos do que para outros.

Por isso é fundamental que você tenha um profissional de confiança para buscar orientações corretas caso seja necessário.

Vou demorar para me acostumar com a minha prótese dental?

No início é comum que você acabe se sentindo desconfortável com a presença de uma prótese dental na sua boca. Esse desconforto pode durar algumas semanas ou alguns meses em alguns casos.

Sensações de dentes soltos ou muito salientes são comuns durante esse período, assim como estranheza ao mastigar alimentos ou falar. Essas sensações acontecem porque os músculos da sua bochecha e língua ainda estão se acostumando a manter a nova prótese no local correto.

Caso você sinta que a sua prótese dental está provocando algum tipo de lesão é preciso procurar o profissional que realizou a colocação dessa prótese dental, para que ele faça as adaptações necessárias para que a sua prótese se adeque a anatomia da sua boca.

A prótese dental pode ser indicada em diversas situações, onde tipos específicos de próteses devem ser utilizados a fim de se conseguir os melhores resultados para o paciente.

Você está sofrendo com a perda de um ou mais dentes, ou conhece alguém que precise desse tipo de tratamento?

Clique para agendar sua consulta hoje mesmo e tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe para resolver o seu problema definitivamente o mais rápido possível.

1
Seja Bem Vindo ao seu Dentista em Curitiba :)
Powered by