Odontopediatria

ODONTOPEDIATRIA - DENTISTA INFANTIL

A odontopediatria é a área da odontologia que estuda e trata da saúde bucal das crianças. Contudo, é preciso salientar que a odontopediatria vai além do tratamento. O dentista de crianças procura oferecer técnicas de prevenção de cáries, tártaros e mesmo, má formação da arcada.

Ao incentivar uma saúde bucal, o dentista que cuida de crianças, ou odontopediatra é responsável por induzir o consumo de alimentos saudáveis, e mesmo, ensinar a criança a mastigar corretamente.

A saúde bucal está inteiramente ligada à saúde do corpo, por isso, o dentista para crianças é essencial na preservação, promoção e tratamento da saúde bucal infantil. E para garantir que essa promoção da saúde, prevenção de doenças e enfermidades bucais, e tratamento, seja feito de forma correta, a primeira consulta do bebê, deve ser feita ainda quando os dentes não nasceram.

É essencial que os pais e responsáveis planejem regularmente um “dia das crianças” e levem-nas ao dentista, para que o trabalho do dentista possa obter sucesso. Nesse dia, os pais conversarão com o dentista sobre a escovação, aprenderão sobre o desenvolvimento do trabalho do dentista com a criança, sobre alimentação e escovação.

É normal, que os primeiros dentes de leite, chamados decíduos, comecem a nascer entre os 6 e 8 meses de idade, e terminem de nascer até os 3 anos. A troca dos dentes de leite, para os dentes definitivos, normalmente ocorre entre os 9 e os 13 anos. A idade não é definitiva e pode variar de criança para criança, de modo que vários fatores influenciam esse processo.

De todo modo, o odontopediatra é um profissional essencial na formação da criança, e atua de modo primordial para a manutenção da saúde das crianças e da sua formação. Negligenciar o cuidado do dentista com as crianças é investir em uma má formação dos dentes.

Por isso, não se pode esquecer da regularidade das consultas. No período em que os primeiros dentinhos estão nascendo, é importante que a criança consulte o dentista durante o processo, dando especial atenção para a escovação e a alimentação.

O indicado é que a criança veja o dentista a cada seis meses, e a cada três meses durante o processo de dentição.

Além disso, não se pode ter os mesmos cuidados com o dente de um bebê e de uma criança de 5 anos de idade. Cada faixa etária exige um cuidado específico, por isso a regularidade da visita da criança ao dentista é tão importante, e por isso a odontopediatria é uma área ampla.

O mesmo dentista que cuida da saúde da criança pode cuidar da saúde bucal de adolescentes; a odontopediatria não precisa estar separada da odontologia, pois a formação dos dentes começa ainda no útero e acompanha toda a puberdade.

Além disso, apesar de a odontopediatria ser uma área específica, é preciso compreender que antes de ser especialista em alguma área, o profissional de saúde, seja o médico ou o dentista estuda todas as outras na sua formação médica e odontológica, por isso, não é necessário mudar de dentista quando a criança cresce.

Enfim, a consulta ao odontopediatra é essencial e saudável, mas de antemão seguem algumas informações importantes para os pais que estão preocupados com a saúde bucal de seus filhos.

1
Seja Bem Vindo ao seu Dentista em Curitiba :)
Powered by