Clínico Geral

Dentista clínico geral: Descubra a importância do trabalho desse profissional

O dentista clínico geral é uma peça fundamental para que todos os pacientes que sofrem com problemas odontológicos possam receber o tratamento correto e acabar com os sintomas que esses problemas trazem. Nesse artigo vamos falar sobre a importância do dentista clínico geral, o que esse profissional faz dentro da odontologia, a sua importância para todos os tipos de tratamento e em que ocasiões você deve procurar ajuda de um dentista clínico geral.

O que é um dentista clínico geral?

Todos os estudantes de odontologia após formados recebem o título de dentista clínico geral. Assim como na medicina, onde o médico conclui a sua graduação como clínico geral, para que um dentista possa atender pacientes em alguma das especialidades dentro da odontologia, como a colocação de implantes dentários por exemplo, o dentista clínico geral deve realizar especialização nas áreas de interesse para que esteja habilitado para atuar nas especialidades escolhidas.

É o dentista clínico geral quem tem o primeiro contato com o paciente assim que ele procura uma clínica ou consultório odontológico. Nessa etapa inicial o dentista clínico geral vai entender o quadro de saúde do paciente, identificar a presença de cáries, problemas na gengiva, necessidades estéticas, além de chegar todo o histórico de tratamentos odontológicos anteriores. Depois de analisar todo o quadro atual do paciente e seus históricos, o dentista clínico geral pode indicar o tratamento mais adequado para cada paciente, inclusive direcionando para um especialista quando necessário.

Que procedimentos o dentista clínico geral pode realizar?

O dentista clínico geral é capacitado para realizar diversos procedimentos no seu próprio consultório sem que seja necessário encaminhar o paciente para um especialista. Veja os principais procedimentos que podem ser realizados pelo dentista clínico geral.

Aplicação de flúor

Técnica simples que consiste na aplicação de substância e que não oferece qualquer tipo de risco para o paciente, por isso é muito recomendada para crianças, já que o flúor ajuda no amadurecimento dos dentes. A aplicação de flúor pode ser realizada até os 3 anos de idade com intervalos de seis meses entre cada aplicação.

Bruxismo

Adultos e crianças sofrem com o ranger e apertar involuntário dos dentes, que podem acabar ficando doloridos, soltos e desgastados em alguns casos. Para tratar o problema o dentista clínico geral pode indicar a utilização de um dispositivo confeccionado em acrílico ou poliéster que se encaixa nos dentes e protege do contato causado pelo apertar dos dentes que ocorre principalmente durante a noite. Apesar de ser um tratamento que ajuda a minimizar os problemas trazidos pelo bruxismo, trata-se de um distúrbio que não tem cura.

Restauração

Muito comuns nos casos onde o paciente apresenta cáries, a restauração tem como objetivo fazer com que um dente afetado volte a sua forma natural. Para isso o dentista clínico geral faz a remoção das partes comprometidas, limpa toda a região afetada, deixando o espaço pronto para ser restaurado. Esse restauro é feito com o preenchimento da cavidade formada pela cárie com materiais diversos como ouro, amálgama e resina. A restauração é realizada no próprio consultório do dentista clínico geral, e o paciente pode retomar seus hábitos e atividades imediatamente após o procedimento.

Selante

Esse tratamento é altamente recomendado tanto para crianças quanto adultos de todas as idades que apresentam alto risco de desenvolver cáries. A aplicação da substância selante cria uma espécie de barreira protetora nos dentes que torna a higiene bucal e o controle da placa bacteriana muito mais fáceis, principalmente nos dentes posteriores. Como são utilizados para triturar os alimentos, esses dentes possuem fissuras e onde ficam depositados restos de alimentos invisíveis a olho nu que não são alcançados pelas escovas.

Qual é a diferença do dentista clínico geral para as outras especialidades?

O dentista clínico geral trabalha com o paciente uma visão mais global, buscando compreender os motivos que causaram os sintomas que fazem com que o paciente procure ajuda profissional. Através da análise de vários fatores importantes o dentista clínico geral consegue fazer um diagnóstico para então definir se o tratamento pode ser realizado por ele mesmo, ou se o paciente deve ser encaminhado para um especialista.

O especialista já possui uma visão muito mais focada em áreas especificas da odontologia, que atuam diretamente no foco do problema, com base no diagnóstico feito pelo dentista clínico geral. Isso faz com que o papel do dentista clínico geral em um tratamento odontológico seja fundamental para que se consiga tratar e curar qualquer doença.

Quando devo procurar um dentista clínico geral?

Muitos pacientes acabam perdendo um tempo precioso entrando em contato diretamente com dentistas das mais diversas especialidades ao menos sinal de que há algum tipo de problema em seus dentes. Acontece que esses profissionais, como já mencionamos anteriormente, atuam com uma visão mais focada em suas áreas de especialização. Por isso, quando você sente qualquer tipo de incomodo vindo da região da arcada dentária, a recomendação é para que procure um dentista clínico geral o mais rápido possível.

Ele é quem vai analisar o seu caso e com base em diversas informações e exames fará um diagnóstico, onde estará indicado se você vai precisar do acompanhamento de um especialista ou não. Muitos pacientes chegam aos consultórios com problemas relativamente simples, que estão dentro dos procedimentos que podem ser realizados por um dentista clínico geral, mas acabam procurando ajuda com especialistas. Isso muitas vezes é desnecessário, e pode transformar um tratamento que até então era considerado simples em um processo doloroso e demorado.

Conclusão

Assim como qualquer outro especialista que atue dentro da odontologia, o dentista clínico geral tem um papel de extrema importância tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças que afetam os dentes, gengivas e ossos de milhões de pessoas em todo o país. Com a ajuda e experiência desse profissional você saberá se precisa passar por um tratamento com o especialista, ou se é possível realizar todos os procedimentos com o próprio dentista que iniciou seu atendimento. Se você está sofrendo com algum tipo de dor ou incomodo entre em contato e marque sua consulta com nosso dentista clínico geral para uma primeira avaliação do seu caso.

1
Seja Bem Vindo ao seu Dentista em Curitiba :)
Powered by