Harmonização Orofacial

Harmonização orofacial: Conheça mais sobre um dos procedimentos estéticos mais procurados nas clínicas odontológicas

A harmonização orofacial é um termo que definitivamente caiu na boca dos brasileiros, como um dos tratamentos odontológicos mais procurados nas clínicas de todo o país. Cada vez mais as pessoas estão se preocupando tanto com a saúde bucal quanto com a estética da face, e a harmonização orofacial é perfeita para esse objetivo.

Nesse artigo vamos você vai entender exatamente o que é a harmonização orofacial, qual o objetivo desse tratamento, quando ele é indicado e muito mais informações que vão te ajudar na hora de conversar com o seu dentista.

O que significa harmonização orofacial?

A harmonização orofacial é um tratamento odontológico que tem como objetivo alinhar aspectos funcionais e estéticos, utilizando técnicas e procedimentos específicos que vão impactar diretamente no resultado estético do tratamento a que o paciente foi submetido. Os procedimentos e técnicas utilizados pelo cirurgião dentista são pouco invasivos, onde nenhum deles é considerado uma cirurgia.

Como é feita a harmonização orofacial?

A harmonização orofacial pode ser realizada utilizando diversas técnicas, sempre dependendo do objetivo que se deseja atingir. Dependendo desse objetivo é possível realizar procedimentos específicos que vão tornar possível tornar a face do paciente mais alinhada.

Existe diferença entre reabilitação oral e harmonização orofacial?

A reabilitação oral é um conjunto de técnicas e procedimentos que envolve diversas especialidades da odontologia, como endodontia, implantodontia, ortodontia e periodontia, com o objetivo de restaurar a saúde bucal e estética dos pacientes. Como a finalidade da reabilitação oral é cuidar não apenas na estética, mas da saúde bucal do paciente, é correto afirmar que a harmonização orofacial, que é puramente estética, é diferente da reabilitação oral.

Quando esse trabalho é indicado?

No geral os procedimentos realizados em um tratamento de harmonização orofacial têm mais fins estéticos do que funcionais, o que faz com que ele seja indicado quando o paciente não se sente satisfeito com sua aparência após ter se submetido a algum procedimento.

Quais são as técnicas utilizadas em um tratamento de harmonização orofacial?

As principais técnicas mais utilizadas em um tratamento de harmonização orofacial são:

Toxina botulínica

Amplamente conhecido, o botox pode ser utilizado na odontologia para auxiliar no tratamento de diversos problemas como assimetria facial e bruxismo por exemplo, além de ajudar a melhorar a qualidade de vida do paciente. Os tratamentos que utilização botox são muito utilizados para fins estéticos, onde o paciente vai se sentir muito mais autoconfiante e seguro, melhorando assim diversos aspectos de sua vida pessoal e profissional.

Bichectomia

Esse é o nome dado a cirurgia plástica que faz a retirada parcial ou total das chamadas “bolas de Bichat”. São bolas de gordura presentes uma em cada lado da boca, posicionadas entre a mandíbula e o maxilar, que existem mesmo no corpo de pessoas que não se encontram com problemas de sobre peso ou obesidade. O objetivo da realização da bichectomia é diminuir o volume da parte inferior do rosto e por ser um procedimento puramente estético, a bichectomia pode ser realizada por qualquer pessoa. Essa cirurgia pode ser feita tanto isoladamente quanto em conjunto com outros procedimentos, como o lifting facial por exemplo. A cirurgia é realizada com um corte intraoral, pois as mucosas bucais têm uma melhor cicatrização e não deixam marcas aparentes. Com anestesia local ou geral o cirurgião localiza as bolas de Bichat, e então realiza uma nova incisão para retirar parcialmente as bolsas de gordura.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é utilizado nos procedimentos que tem como objetivo aumentar os lábios inferiores e superiores. A aplicação do ácido hialurônico ajuda a reestruturar o tecido da região, ajuda a aumentar a produção de colágeno pelo organismo e melhora a hidratação dos lábios. Antes de realizar o procedimento, o cirurgião dentista deve fazer um estudo das proporções dos lábios para que eles fiquem em harmonia com todo o rosto. O procedimento é realizado com cânulas e agulhas que são colocadas nos lábios, com a aplicação de anestesia, e seus resultados podem durar até 24 meses.

Fios de sustentação

Se o seu objetivo ao procurar por esse tipo de tratamento é reduzir a flacidez do rosto o uso dos fios de sustentação pode ser a melhor alternativa. O efeito lifting que essa técnica oferece faz com que todo o rosto pareça mais jovem através da sustentação da pele do rosto feita pelos fios utilizados no processo. Os fios utilizados para criar esse efeito podem ser feitos de materiais absorvíveis ou não absorvíveis, e a quantidade utilizada pode variar entre 4 e 8 fios dependendo do grau de flacidez da pele da face do paciente. Esse tipo de procedimento é mais indicado para pessoas acima dos 30 anos de idade que já apresentam graus de flacidez, ou que apenas querem melhorar a aparência.

Que resultados esperar da harmonização orofacial?

Para saber que resultados você pode esperar da harmonização orofacial é necessário, antes de qualquer coisa, saber qual é o objetivo do tratamento. Você pode buscar diminuir o tamanho da parte inferior do rosto, ou aumentar o volume dos seus lábios, por exemplo. Por isso é importante conversar muito com o seu dentista antes de se submeter ao tratamento, para que o resultado do tratamento realmente seja satisfatório, e não se torne um problema.

Qualquer pessoa pode fazer um tratamento de harmonização orofacial?

A princípio um tratamento de harmonização orofacial pode ser realizado por qualquer pessoa que não esteja satisfeita esteticamente com seu rosto ou sorriso depois de ter se submetido a algum tratamento odontológico. Mas é sempre importante procurar o seu dentista com antecedência para que ele possa avaliar seu quadro clínico e entender se o momento atual é o mais indicado para que você se submeta a determinado procedimento.

Conclusão

Se antes os tratamentos odontológicos tinham apenas objetivos funcionais, ultimamente as questões estéticas também passaram a fazer parte desse universo, e são cada vez mais procuradas por pessoas de todos os tipos. Essas pessoas não se sentem satisfeitas esteticamente com aspectos da sua face, que podem ter sido prejudicados em decorrência de algum tratamento funcional, e encontram na harmonização orofacial a maneira de reequilibrar a parte estética que havia sido prejudicada. Na Livedent contamos com profissionais especializados que podem ajudar a trazer de volta a harmonia do seu sorriso com toda a segurança e conhecimento necessários. Agende sua consulta agora mesmo e saiba como podemos ajudar a trazer de volta a sua satisfação com o seu sorriso.

1
Seja Bem Vindo ao seu Dentista em Curitiba :)
Powered by