Prótese sobre implante: Descubra como o procedimento é realizado e tire todas as suas dúvidas

Prótese sobre implante é um termo pouco conhecido da grande maioria das pessoas, mas seu papel é fundamental em qualquer tratamento que inclua restauração ou substituição de dentes.

Nesse artigo vamos explicar exatamente o que é uma prótese sobre implante, a sua diferença para um implante dentário e outras informações importantes para que você acabe com suas dúvidas sobre esse tipo de tratamento odontológico.

O que é uma prótese sobre implante?

Sempre que uma pessoa perde um ou mais de seus dentes naturais é necessário repor esses dentes para que com o tempo não ocorram problemas como, por exemplo, o deslocamento dos dentes vizinhos àqueles que se foram, que pode prejudicar tanto a mastigação quanto a estética do sorriso dessa pessoa.

Esses dentes podem ser repostos de diversas formas, como através da utilização de ponte móvel ou dentadura, conforme já mencionamos em outros artigos aqui no nosso blog.

Porém, mesmo com várias opções disponíveis nas clínicas de todo o país, a que apresenta resultados mais positivos são os implantes dentários, onde a prótese sobre implante tem um papel fundamental.

Qual é a diferença entre a prótese sobre implante e o implante dentário?

Uma prótese sobre implante nada mais é do que o próprio dente que é fixado sobre o implante dentário.

Muitos pacientes procuram seu dentista em busca de um implante dentário, entendendo que esse procedimento inclui desde a substituição da raiz do dente por parafusos presos cirurgicamente ao maxilar ou mandíbula do paciente, até a colocação do novo dente confeccionado em laboratório.

Acontece que o implante dentário propriamente dito consiste apenas na colocação dos parafusos que receberão os novos dentes.

Esse novo dente, que será fixado ao implante é que recebe o nome de prótese sobre implante.

Como a prótese sobre implante é colocada?

A prótese sobre implante só é colocada em um segundo momento, após a colocação dos parafusos que receberão as próteses, após o período de cicatrização.

Esse período de cicatrização é importante para que a gengiva consiga envolver o implante que posteriormente receberá o novo dente. O tempo médio de cicatrização é de mais ou menos dois meses na parte inferior e entre três e quatro meses para a parte superior.

É durante esse intervalo que cada prótese sobre implante será produzida em laboratório conforme definido pelo dentista.

Enquanto minhas próteses não ficam prontas vou ficar sem dentes?

Você não precisa se preocupar com a falta de dentes durante esse intervalo entre a colocação dos implantes e das próteses, pois existem diversas possibilidades provisórias que vão ajudar você a se acostumar com seus novos dentes.

Há um outro procedimento, conhecido como carga imediata, onde os implantes são colocados na parte da manhã, e já na parte da tarde do mesmo dia são colocados os dentes provisórios.

Porém, esse tipo de procedimento não pode ser realizado em todos os pacientes, pois é necessário que o dentista avalie através de uma tomografia se você possui uma boa quantidade de osso em largura e altura, e se esse osso tem boa qualidade.

Qualquer pessoa pode colocar uma prótese sobre implante?

A colocação da prótese sobre implante é contra indicada em apenas duas situações:

  • Jovens e crianças, em virtude de seu ciclo ósseo ainda não ter sido finalizado;
  • Pacientes que fazem uso de medicamentos para osteoporose e outras doenças.

Apesar de ser contraindicada em poucas situações, a colocação de prótese sobre implante deve ser sempre recomendada pelo seu dentista.

Devo ter algum cuidado especial com minha prótese sobre implante?

Assim como qualquer outro tipo de procedimento odontológico, você deverá sempre ter um cuidado acima da média com sua higiene bucal.

Por mais que a prótese sobre implante não sofra alterações na sua coloração por acúmulo de placa ou manchas decorrentes do consumo de certos alimentos, a placa bacteriana pode se acumular na parte inferior dos dentes e acabar prejudicando o alinhamento de toda a arcada dentária.

Ou seja, mesmo não tendo mais seus dentes naturais ainda é necessário manter bons hábitos de higiene para garantir que suas próteses tenham uma vida útil muito maior.

Além disso, depois de colocar várias, ou apenas uma prótese sobre implante, você vai precisar tomar alguns cuidados, como por exemplo:

  • Consumir apenas alimentos líquidos e gelados nas primeiras 12 horas após o procedimento, retomando uma alimentação normal para um pós-operatório depois de 24 horas;

  • Dormir com a cabeça sempre mais alta do que o corpo.

Também é importante manter as visitas ao dentista regularmente pata acompanhamento dos resultados do procedimento, e realização de ajustes se necessário.

Pode haver rejeição da prótese sobre implante pelo meu organismo?

Os materiais utilizados tanto na confecção dos implantes quanto das próteses não são percebidos pelo osso humano, portanto não há risco de rejeição.

Porém, principalmente após a colocação dos implantes podem ocorrer problemas comuns de qualquer outro procedimento cirúrgico, como infecções e outras dificuldades no pós-operatório causadas pela negligência do paciente em relação as recomendações do dentista, por exemplo.

Existem vários tipos de prótese sobre implante?

Existem três tipos de prótese sobre implante:

  • Prótese sobre implante unitária: Utilizada quando é necessário substituir apenas um dente.

  • Ponte fixa: Contém duas extremidades presas aos implantes, com os demais dentes presos a essas extremidades, formando a ponte.

  • Protocolo total: Esse tipo de prótese sobre implante é utilizado quando não há mais nenhum dente natural remanescente, fixando a prótese total removível nos implantes.

Coroa dentária e prótese sobre implante são a mesma coisa?

Essa é outra confusão muito comum nos consultórios odontológicos, mas a diferença entre coroa dentária e prótese sobre implante é bem simples.

A coroa dentária é utilizada principalmente em casos onde há a necessidade de se fazer correções em dentes fraturados, desgastados ou então reforçar dentes que já estejam enfraquecidos.

Já a prótese sobre implante é utilizada para substituir dentes perdidos ou que tenham de ser extraídos em um processo de implante dentário.

A prótese sobre implante é parte fundamental do tratamento de implante dentário, sendo responsável por devolver ao paciente tanto a estética quanto funções importantes para o organismo como a mastigação, respiração e a fala.

Para saber mais sobre a prótese sobre implante agende sua consulta agora mesmo e descubra como recuperar o seu sorriso.

Instagram

Você conhece a diferença entre a prótese sobre implante dentário?

Apesar de não ser um termo tão popular, a prótese sobre implante é parte fundamental de qualquer tratamento odontológico que inclua a substituição ou reposição de um ou mais dentes.

Independente do motivo que fez com que o paciente perdesses seus dentes, é a prótese sobre implante que vai resgatar a estética do seu sorriso e a sua autoestima.

Além disso, a reposição dos dentes perdidos faz com que funções importantes para o funcionamento do organismo, como a mastigação e a respiração não sejam prejudicadas.

No nosso blog você encontra um artigo completo com tudo sobre prótese sobre implante que vai ajudar a acabar com as suas dúvidas sobre o assunto:

Clique no link da bio @livedentodontologia e aprenda mais sobre a prótese sobre implante e outros assuntos importantes para sua saúde bucal.

Open chat
Olá, como podemos ajudar?