A inovadora escova de bambu traz uma sustentabilidade incrível, sendo uma ótima opção para as pessoas que amam e querem contribuir com o meio-ambiente.
Além de contribuir com o impacto ambiente, ela também conta com diversos acabamentos, formatos e tamanhos, se adaptando a todos os gostos que possa haver.
Utilizar a escova de bambu também traz benefícios a quem a utiliza, como por exemplo, as escovas que contam com carvão ativado e auxiliam no clareamento dental.
Aliás, o cabo de bambu combate a formação de fungos, por conta de seu agente bactericida natural, se tornando um belo custo-benefício.
Entraremos em contato direto com você:
Confira algumas informações sobre a escova:
O nome da escova é devido ao seu cabo de bambu, que é reciclável e biodegradável (ótimo para o meio-ambiente).
Esse cabo irá se decompor em cerca de 30 anos, diferente das escovas de plástico usuais, que levam cerca de 400 anos para fazer a decomposição total, trazendo um grande estrago ambiental.
A escova de bambu, porém, não é 100% biodegradável por conta de suas cerdas, que são feitas de nylon (material sintético), porém também leva cerca de 30 anos para se decompor.
Há também diversas destas escovas que já contam com um revestimento de carvão ativado ou vegetal, clareando os dentes de forma natural.
Por conta desse conjunto (bambu + cerdas de nylon), a escova pode durar muito tempo, causando bem menos impacto ambiental e ajudando a sustentabilidade, ao se tomar os devidos cuidados.
O bambu é a espécie que se renova em menor intervalo de tempo, crescendo a cada três a quatro anos e tendo um ótimo aproveitamento por área.
A vida média do bambu de cem anos também chama atenção, em comparação com o seu tempo de decomposição (30 anos).
Grande parte das empresas que utilizam o bambu possuem um certificado, que garante a exploração de reservas sustentáveis, mantendo segura a mata em que está o bambu.
Por ser biodegradável e reciclável, o impacto do bambu no meio ambiente é pequeno, ainda mais quando comparado aos seus concorrentes, como o plástico.
Por conta da sua sustentabilidade, a escova de bambu vem chamando a atenção. Confira algumas vantagens de a utilizar:
A principal vantagem da escova de bambu certamente é o fator de impacto ambiental.
É provável que você já tenha pensado que uma simples escova de dentes padrão (de plástico) não ajudará muito na sustentabilidade, certo?
Desse mesmo modo, diversas outras pessoas pensam o mesmo, e são descartadas anualmente cerca de 21 bilhões de escovas.
Lembrando que o plástico leva 400 anos para se decompor. Por conta disso há diversos lixões a céu aberto, além de prejudicar a decomposição de outros materiais.
Isso sem contar as diversas mortes de animais por conta do plástico (cerca de 100 mil animais marinhos por ano), e também o fato de que grande parte do plástico não é reciclado.
Ou seja, o plástico em 90% dos casos é descartado e nunca mais utilizado, acumulando lixos e causando a morte de animais.
Com toda a certeza um material composto em sua maioria de bambu é uma bela ajuda ao meio ambiente por se decompor mais rápido, apesar da grande vida útil (cerca de 100 anos).
O bambu também cresce rápido (cerca de três a quatro anos) e é reciclado na maioria dos casos, ajudando e muito o meio-ambiente
Confira também outras vantagens:
Porém também há algumas desvantagens: como por exemplo o material não ser 100% biodegradável.
Como já dito antes, as cerdas de nylon são um material sintético, então apesar de ser uma bela opção, não é completamente perfeito.
Outra desvantagem são os cuidados que devem se tomar com a escova. A higienização dela é muito importante, e deve ser seguida à risca.
O preço é acima da média, porém conta com um custo-benefício interessante para ajudar o meio-ambiente.
Como já falado anteriormente, é necessário cuidar a higienização da escova, para manter ela um bom período de vida útil te proporcionando todo o necessário para uma boa saúde bucal.
Para higienizar você pode seguir as seguintes instruções:
A escova de bambu deve ser lavada após o uso, a deixando secar em local seco e arejado, a fim de evitar mofo e outras bactérias.
Além disso, por conta das cerdas de nylon, há uma forma de higienizar melhor a escova (mas não deve ser realizado todo dia).
Para higienizar e evitar a contaminação das cerdas de nylon, você deve misturar:
Misture os ingredientes e deixe a escova de molho por um tempo (cerca de cinco minutos).
Em seguida, enxágue com água corrente. Esse procedimento de higienização pode ser feito a cada mês.
Afinal, por que usar a escova de bambu? Compensa o custo-benefício?
Assim como uma pessoa usando escova de plástico pode piorar a situação ambiental, uma pessoa usando uma de bambu pode ajudar no impacto ambiental e na sustentabilidade.
Cada pessoa utiliza cerca de três escovas de dente por ano, então apesar de parecer “pouco”, no fim das contas, com toda a população é muito.
Todos os anos, os governos de diversos países tentam diminuir o impacto no meio ambiente, com diversas regras novas para empresas e indústrias. Por conta disso, as empresas criam cada vez mais produtos que sejam recicláveis e biodegradáveis.
Desse modo, com a chegada das escovas de bambu é possível fazer “sua parte” pelo meio ambiente de maneira sutil e efetiva. Por fim, há diversos depoimentos na internet a respeito da qualidade que as escovas oferecem e de suas vantagens, como a maciez e o acabamento de cada uma.