Check-up dentário digital – câmera intra oral: conheça o exame!

Você já ouviu falar sobre o check-up dentário digital – câmera intra oral?

Nesse exame, utiliza-se uma câmera intra oral capaz de obter imagens aumentadas em até 60 vezes!

Se trata de uma das maiores novidades dentro da tecnologia na área de odontologia, especialmente quando se fala em prevenção.

O que é o check-up dentário digital – câmera intra oral?

Mais conhecido como check-up digital ou check-up preventivo digital, o seu nome vem devido ao seu objetivo: prevenir problemas!

A câmera intra oral permite capturar imagens dos dentes e de todas suas estruturas ao redor, com imagens ampliadas até 60 vezes.

Isso faz com que seja possível visualizar e também diagnosticar problemas em sua fase inicial, como o início de uma cárie.

Sua principal característica está justamente no quão preciso a tecnologia é: ela é capaz de detectar diversos problemas que a olho nu não seria possível.

Além disso, todas as imagens tiradas ficarão armazenadas para que haja o acompanhamento da evolução do tratamento com seu dentista.

A importância do check-up digital

Muitas pessoas sequer conhecem esse procedimento tão importante, que é capaz de evitar diversos investimentos futuros, seja com visitas constantes ao dentista, dores desnecessárias, reparações e até mesmo perca de dentes e fraturas!

É uma tecnologia que veio colaborar com a avaliação bucal, que pode ser feito de forma completa.

Como resultado, há um tratamento feito de forma rápida e adequada, não sendo necessário passar por dores ou incômodos para finalmente descobrir um problema.

Desse modo, há também uma segurança a médio e longo prazo para os pacientes, que evitarão problemas futuros.

Isso tudo traz um tratamento rápido, menos doloroso e significativamente muito mais econômico, uma vez que não será necessário fazer procedimentos de urgência.

Quando realizar o check-up dentário digital – câmera intra oral

A recomendação é nunca esperar uma dor aparecer, ou algum incômodo surgir do nada: as visitas ao dentista devem ocorrer no mínimo a cada seis meses.

Ou seja, duas vezes ao ano, é necessário ir ao dentista e verificar a sua saúde bucal, a fim de evitar quaisquer problemas no futuro.

No entanto, há casos em que até mesmo esse período deve ser reduzido, com consultas mais frequentes.

Essa avaliação quanto a frequência de consultas também deve ser estabelecida pelo dentista, pois cada caso é tratado de maneira individualizada.

Caso seja sua primeira consulta com o dentista, ele irá perguntar alguns dados, como por exemplo:

  • alergias;
  • doenças crônicas;
  • problemas dentários pré existentes;
  • uso de medicamentos;
  • exames anteriores;
  • entre outras informações.

Desse modo, o dentista irá contar com os principais dados do seu histórico, e poderá conduzir exames com as tecnologias digitais.

Além disso, na avaliação é feito uma checagem quanto as condições da sua saúde bucal, isto é, uma análise dos dentes, das gengivas, dos tecidos bucais, da garganta e também da língua.

Com o check-up digital, as consultas são feitas de maneira prática e assertiva, pois o dentista já irá conhecer seu histórico através da primeira avaliação.

Por fim, outra vantagem além das consultas práticas está a da periodicidade das limpezas dentárias, controlada mais facilmente pelo dentista.

Como resultado, o controle do dentista garante a realização das limpezas no tempo correto, para remoção do tártaro e/ou da placa bacteriana.

Como funciona o procedimento do check-up digital?

Quando é a primeira consulta, o dentista possivelmente fará o exame clínico e a solicitação de algumas radiografias.

No entanto, na mesma hora também é possível realizar o exame de check-up preventivo digital.

As ferramentas utilizadas costumam dar ao profissional todas as informações possíveis sobre as condições dos seus dentes e da sua arcada.

Novamente: tudo isso é possível com a câmera intra oral e sua capacidade de capturar imagens ampliadas em até 60 vezes.

Quando o exame é feito, há a observação de detalhes dos dentes que são imperceptíveis em exames clínicos (a olho nu) e também em radiografias.

Esse procedimento costuma durar menos de uma hora, além de que o próprio paciente consegue acompanhar a avaliação do dentista, visualizando as fotos enquanto o exame é feito.

O exame pode ser acompanhado justamente a tela que fica na frente do paciente, e o dentista pode explicar o que está ocorrendo em sua boca e retirar dúvidas, caso necessário.

Caso haja algum problema bucal, o paciente saberá na mesma hora, desde os problemas simples aos mais complexos.

Além disso, dependendo de cada caso, é possível começar o tratamento no mesmo dia, ou até mesmo o resolver.

As câmeras intra orais costumam ter alta precisão e tecnologia, sendo uma das melhores novidades no ramo da odontologia.

Check-up dentário digital – câmera intra oral tem contraindicações?

Não há contraindicações para fazer o check-up dentário digital – câmera intra oral, pois trata-se de um exame simples.

Qualquer paciente pode fazer, sendo recomendado também que além das consultas, esse check-up seja feito a cada seis meses.

Como resultado, além de uma consulta com avaliação, também haverá um exame preventivo, que irá garantir que tudo está dentro dos conformes.

Cuide da sua saúde bucal!

Com essa nova tecnologia, há diversos benefícios, e um dos principais ainda não ditos no artigo é justamente o seu preço.

Ele é um exame de custo acessível, porém o preço pode variar em cada consultório, além de fatores como o estado em reside e a economia no país.

Outro grande benefício não muito explorado são as imagens que são salvas no banco de dados do consultório, clínica ou centro médico.

Assim, mesmo que o seu dentista de costume não esteja mais trabalhando lá, outro profissional poderá acessar as imagens.

A importância do check-up dentário digital – câmera intra oral está justamente na prevenção.

Os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) quanto ao número de pessoas que nem sequer visitou um dentista antes são assustadores: mais de 11% da população nunca visitou um dentista!

Isso tudo faz com que mais de 8 milhões de brasileiros com mais de 30 anos já usam prótese e 3 a cada 4 idosos não possuem nenhum dente.

Trate de sua saúde bucal e realizar um check-up dentário digital – câmera intra oral para prevenir qualquer problema futuro!

Open chat
Olá, como podemos ajudar?