Autismo e odontologia: como é o tratamento para os pacientes autistas

O autismo e odontologia é sempre um assunto delicado. Já que o tratamento odontológico depende muito do paciente e o autismo interfere nessa comunicação com o paciente.

Autismo é caracterizado principalmente pelo prejuízo na comunicação e na interação social. Muitos autistas apresentam padrões repetitivos em seu comportamento e interesses. Entretanto, é sempre importante deixar claro, que cada paciente que possua o transtorno do espectro autista, conhecido como TEA pode apresentar um conjunto de características diferentes.

Então, como o autismo e odontologia podem caminhar juntos? Primeiramente é muito importante, que a família desse paciente crie uma rotina de higiene bucal desde cedo.

Fonte: FIEAM

Tratamento para crianças autistas

A maior parte dos autistas conseguem aprender de forma visual. Assim, as ilustrações mostrando como escovar os dentes pode ser uma solução interessante. Essas ilustrações devem ficar no local que a criança irá fazer sua higienização bucal. Cada imagem deve conter o passo a passo de todo o processo de escovação, para orientar a criança.

Outro ponto importante da contribuição dos pais, é sempre conversar muito com a criança. Explique o que ela irá fazer, quais serão os tratamentos que ela será submetida. Como o dentista fará o atendimento, qual é o passo a passo de todo o atendimento.

Prevenção é a chave

Dessa forma, o paciente autista será estimulado e terá mais confiança no momento da consulta. Aliás, é sempre importante lembrar que a consulta para um paciente autista precisa de um tempo maior. Afinal, a criança precisará de um tempo maior para se adaptar e se submeter aos procedimentos. Sendo assim, tenham sempre tolerância e paciência para o atendimento.

A palavra-chave para atendimento dos autistas é a prevenção! Quanto antes iniciada, maiores são as chances de evitar procedimentos mais invasivos como o atendimento hospitalar com anestesia geral.

Dicas para facilitar o atendimento:

Agora que já falamos um pouco sobre o que é o autismo e como a família pode ajudar no tratamento desses pacientes. Vamos há algumas dicas que irá facilitar o atendimento do autista.

  • Pontualidade – isso é essencial para atender o autista, quanto mais ele esperar, mas ele pode ficar hiperativo e isso refletira diretamente na qualidade do atendimento.
  • Faça um tour – antes de pedir para se sentar na cadeira, faça um tour pelo consultório com seu paciente. Essa familiaridade com o ambiente facilita o tratamento.
  • Se atente aos comandos – quando for pedir qualquer ação para o paciente, use ordens simples e diretas. Assim que ele executar a ação solicitada, parabenize-o.
  • Mostre o que irá acontecer – existe uma técnica comportamental dizer-mostrar-fazer. Ela consiste em mostrar cada passo do procedimento que será feito em objetos. Por exemplo, se seu paciente gosta de um dinossauro, mostro no brinquedo tudo o que você fará, antes de fazer no paciente.
  • Familiaridade – sempre tenha algo que seja familiar para a criança no consultório, seja um objeto pessoal de um familiar ou brinquedos da criança.
  • Mantenha uma rotina – pessoas com autismo tem muito medo de coisas desconhecidas. Por isso, não execute qualquer ação sem antes explicar para o seu paciente.
  • Interaja – durante todo o atendimento deve haver a interação com os familiares do paciente presente e com o paciente. Envolva todos durante a consulta.
  • Planejamento – antes da consulta pense em tudo, o atendimento precisa ser rápido e preciso, evite ao máximo estímulos sensoriais.
  • Fique calmo – na consulta mantenha sua voz controlada, sempre em um tom suave. A audição do autista é muito sensível, evite sempre que possível alteração no tom de voz.

Autismo e odontologia podem andar juntas, basta apenas que o dentista, seja sensível e sempre busque formas personalizadas para atender seu paciente com autismo.

Aqui na LiveDent nós temos o atendimento certo para todos os casos. Caso deseje conversar com um dos nossos profissionais ou agendar uma consulta, clique aqui ou fale conosco pelo botão do whatsapp no canto da página. Obrigado pela leitura!

Podemos ajudar? Fale conosco.