Muitas pessoas têm o sonho de clarear os dentes, e há diversos tipos de clareamento dental (até mesmo caseiros!) para se fazer, porém, é necessário a consulta com um dentista para analisar qual a melhor opção.
É comum que os dentes possam amarelar no decorrer dos anos, por diversos motivos, como por exemplo:
Mesmo que grande parte das pessoas desejem ter dentes mais brancos, é bom lembrar que há contraindicações para o procedimento, e esse clareamento não irá durar para sempre, dependendo de diversos motivos.
Aliás, para quem tem curiosidade quanto a duração dos clareamentos dentais, dependendo de seus cuidados, é possível durar até dois anos.
Como o nome já diz, é o procedimento que irá clarear os dentes, porém se trata da restauração da cor original de seus dentes.
É bom lembrar que como ele irá restaurar a cor original, você não vai escapar dessa cor. Isto é, se você tem dentes mais amarelados desde pequeno, o dentista irá trabalhar com essas tonalidades.
Há também dentes puxados para o cinza, e assim como os amarelados, o médico irá tratar conforme a cor original.
Escapar do tom original de seus dentes só é possível com lentes de contato ou então o uso de facetas (que são lâminas finas de porcelana da cor do dente).
A cor final também irá depender da presença de restaurações, de seus hábitos alimentares e higiene bucal.
Lembrando que apesar de vários tipos de clareamento dental, a escolha é baseada nas suas condições orais, e o dentista irá levar em conta a sua preferência.
Bem, sabendo disso tudo é necessário saber as contraindicações!
Apesar do procedimento comum, há um grupo de pessoas que não devem realizar o clareamento dental:
Ainda que esteja neste grupo, confira com seu dentista as possibilidades de clareamento possíveis para seu caso.
Realizado em consultório, é utilizado um gel clareador que potencializa seu efeito por conta do laser (que aumenta a penetração do produto, atingindo espaços precisos).
O tratamento é realizado por sessões, sendo que na segunda sessão é possível notar os resultados.
É parecido com o laser, porém realizado com a luz ultravioleta, que também intensifica a ação do gel clareador.
Cada sessão dura cerca de 20 minutos (o tempo irá depender das características do paciente), e seus resultados começam a aparecer entre a segunda e terceira sessão.
Com esse tipo de clareamento dental, é possível reduzir a sensibilidade dentária após cada sessão.
Esse procedimento é feito por meio de uma moldeira de silicone e gel clareador, utilizados normalmente durante a noite.
O tratamento pode durar até três semanas, sendo necessário o comprometimento do paciente ao utilizar o tempo necessário indicado pelo dentista.
Há diversos géis de clareamento, e há um em que necessita somente de 30 minutos diários, enquanto outros necessitam de 4 horas.
Os géis mais comuns de clareamento indicado pelos dentistas são:
O gel irá depender da técnica do dentista, além disso, a concentração do gel clareador irá variar para cada paciente (além da moldeira, que não pode entrar em contato com a gengiva).
O procedimento é realizado pelo dentista no consultório, onde o dentista usa um gel clareador com concentrações elevadas (mais elevadas que o método caseiro).
Assim como os outros, esse clareamento também é realizado por sessões, sendo cada uma de uma hora e demorando de três a quatro sessões necessárias para se notar um resultado.
O dentista usa uma barreira que irá proteger a gengiva e aplica o gel, o deixando por cerca de uma hora.
Por fim, um clareamento que não é o mais desejado (por não aparecer quando sorrimos), pois é feito somente na parte interna do dente.
É indicado para quem tratou o canal, ou até mesmo para quem tem dentes mais escuros por conta de reações metálicas ou traumas.
Bem como os outros, são realizadas sessões utilizando gel clareador, porém aplicado na porção coronária do dente.
É necessário a troca toda semana, até que o resultado seja alcançado. A média para alcançar esse resultado é de dois meses.
É um procedimento que não dá tanta certeza quanto aos resultados, comparado com os demais apresentados.
Indiferente de quais tipos de clareamento dental foram realizados, é necessário ter um cuidado extra.
É necessário cuidar (e muito) dos hábitos de higiene bucal, escovando os dentes três vezes ao dia e/ou após todas as refeições.
A escovação deve ser realizada após 30 minutos da sua refeição, pois antes disso ela não deixa a saliva neutralizar os ácidos que são produzidos pela placa, e caso isso aconteça, é provável que se espalhe na superfície dentária durante a escovação, o que pode resultar em uma erosão dentária.
Além disso, é necessário utilizar o fio dental, ao menos uma vez por dia.
A alimentação também deve ser cuidada, assim como citado anteriormente, os dentes vão amarelando ao decorrer dos anos, porém o uso dos seguintes líquidos pode acelerar o processo:
Caso consuma muitos esses líquidos, é recomendado usar um canudo para consumi-los, tendo menos chance de prejudicar o clareamento.
Para as mulheres que amam batons, é recomendado passar longe de cores escuras (especialmente o tom vermelho), pois podem manchar a superfície dos dentes.
A ida ao dentista para fazer uma limpeza profilática também é uma recomendação que pode aumentar a duração do seu clareamento dental (que dependendo dos cuidados pode durar até dois anos).