Você sente que os seus dentes doem toda vez que ingere algo gelado ou quente? Então, preste atenção: você pode ter sensibilidade no dente. Mas, o que exatamente isso quer dizer?
Bom, esta condição, apesar de bastante comum, pode causar desconforto e até mesmo exigir que você se policie em relação ao que bebe ou come para evitar dor nos dentes.
Então, se você quer saber mais sobre o que é essa condição e qual a causa dos dentes sensíveis, confira a seguir neste artigo.
É bastante comum que a sensibilidade nos dentes ocorra em pessoas que têm entre 20 e 50 anos de idade.
Também chamada de hipersensibilidade dentinária, a sensibilidade no dente se caracteriza pela exposição da dentina. Em outras palavras, quando a proteção formada pelo esmalte do dente se desgasta, ou então quando acontece a retirada de uma restauração, isso expõe a dentina.
Então, uma vez exposta, os canais da dentina – que levam às terminações nervosas – também ficam expostos.
Apesar de muitos acharem que a sensibilidade no dente é uma doença, vale ressaltar que não é bem assim. Na verdade, esta é uma condição e, por isso, pode se desenvolver com o tempo por conta de alguns fatores que a ativam.
Então, confira a seguir quais são esses fatores que podem levar à sensibilidade nos dentes.
Há diferentes causas para a sensibilidade nos dentes. Porém, aqui destacamos três delas. Veja:
Retração das gengivas – a retração gengival expõe a raiz do dente, o que pode causar dor e desconforto, sendo geralmente desencadeada por alguma doença periodontal.
Escovação errada – quando realizada com força demais, a escovação pode levar ao desgaste do esmalte do dente. Isso também pode acontecer, caso seja feita a utilização de materiais mais duros e rígidos.
Bruxismo – essa condição também pode levar ao desgaste do esmalte do dente e à exposição da dentina, causando a sensibilidade na região.
Como você pode ver, são diferentes as causas. No entanto, a boa notícia é que você não precisa ter que conviver com a dor e o desconforto.
Saiba a seguir o que você pode fazer para lidar com a sensibilidade nos dentes.
Para o tratamento da sensibilidade no dente, os profissionais da área recomendam o uso de creme dental que não contenham altos níveis de abrasivos na composição.
No entanto, não se trata de qualquer creme dental. Afinal, o ideal é que a indicação seja formalmente feita pelo dentista que acompanha o caso em uma prescrição das fórmulas exatas para a proteção dos dentes.
Porém, além deste, também há a possibilidade de tratamento com vernizes fluoretados. Eles podem ter a aplicação feita sobre os dentes com a finalidade de garantir a proteção que antes cabia ao esmalte.
Seja de uma forma ou de outra, agora você sabe que é possível ter acesso a um tratamento feito sob medida para ajudar você a vencer a sensibilidade nos dentes. Então, não perca tempo e agende uma consulta com o dentista.