Você já pode ter notado que alguns alimentos escurecem os dentes, mas que após uma boa escovação tudo é resolvido.
Em grande parte, são alimentos escuros e que são consumidos diariamente, o que em excesso podem causar o escurecimento dos dentes permanente.
Esse escurecimento pode prejudicar não só a autoestima da pessoa, como também a saúde bucal.
Antes de listar os alimentos, confira uma breve explicação a respeito do porquê há alguns alimentos que escurecem os dentes e como eles podem afetar sua saúde bucal.
A cor dos dentes é definida através da dentina, uma camada mais interna dos dentes a qual não conseguimos enxergar.
O problema surge quando o esmalte do dente é afetado, pois ele funciona como um protetor dessa camada mais interna.
Quando esse esmalte é afetado, o dente fica mais exposto e acaba aumentando as chances de absorver os pigmentos de alimentos que comemos (ou até tomamos).
Além disso, há possíveis complicações futuras por conta de o esmalte do dente estar afetado.
Por conta disso é necessário sempre realizar a higiene bucal, que ajuda a remover os corantes que ficam na superfície dos dentes, evitando um escurecimento permanente.
Agora, vamos a lista:
O café é sem dúvida o queridinho dos brasileiros, sendo a bebida mais consumida após a água.
Conforme uma pesquisa realizada pela Jacobs Douwe Egberts (JDE) em parceria com a Aocubo Pesquisa, os brasileiros tomam de 3 a 4 xícaras de café por dia.
Isso é um problema quando tomado em excesso, pois o café danifica os dentes por conta de sua acidez, além de ajudar no escurecimento dos dentes.
Esse escurecimento é devido aos polifenóis ácidos que existem no café, que causam manchas amareladas e a descoloração do esmalte do dente.
É necessário um cuidado extra na hora de tomar o café, cuidando a dose máxima recomendada (três xícaras) e efetuar a higiene após consumir, evitando futuras manchas.
Após o café, vamos falar a respeito do vinho, que também é bastante comum para algumas pessoas.
O vinho sem dúvida pode trazer benefícios a saúde de cada pessoa quando consumido na dose cerca, mas assim como o café, conta com polifenóis ácidos.
Entre os vinhos, o tinto é o que mais causa estragos: podendo corroer tecidos da boca, gengiva e é claro, dos dentes.
Além disso, os polifenóis ácidos acabam diminuindo a produção de saliva, que também torna propício a ataque de alguns ácidos que são prejudiciais a estética dos dentes.
Caso seja um fã de vinhos, é recomendado o consumo de vinhos brancos, que são considerados menos agressivos para a saúde bucal.
Aliás, uma boa opção é consumir o vinho acompanhado de alimentos duros, como amêndoas, castanhas e nozes.
Esses alimentos ajudam a produzir saliva, além de equilibrar o pH bucal.
Junto ao café, há diversas pessoas que também amam os refrigerantes e tomam grandes quantidades diárias.
Não é novidade que refrigerantes não são recomendados para ninguém, ainda mais se tratando de uma dose acima do recomendado, e isso não muda para a saúde bucal.
Os refrigerantes (e outras bebidas com gás) são excessivamente ácidos a sua saúde bucal por diversos motivos, como os açúcares, ácidos fosfóricos e também críticos.
Sem contar com os corantes e pigmentos que existem nessas bebidas, que enfraquecem o esmalte dos dentes, causando manchas.
Assim como os refrigerantes, os doces são ricos em açúcar, e nenhum doce escapa, sejam eles bolos, chicletes, biscoitos ou sorvetes.
Todo açúcar torna a sua boca em um ambiente ideal para desenvolver diversas bactérias, que transformam esses resíduos em ácidos que por fim, estragam o esmalte dos dentes.
Dar uma controlada nos doces pode fazer uma grande diferença na saúde bucal, evitando possíveis bactérias e futuramente, cáries.
Até as mais saudáveis entram nessa lista, por conta de sua pigmentação elas são terríveis para os dentes, tendo muitos antioxidantes na composição.
É claro que o consumo é recomendado, porém em pequenas quantidades e seguido de uma higiene bucal.
Confira algumas frutas que entram na lista:
Confira mais alguns alimentos que caso não realize a higiene bucal em seguida, podem acabar escurecendo seus dentes.
Assim como os outros citados nesse artigo, todos contam com uma coloração escura (tendo muitos pigmentos) ou tem muito açúcar, e alguns itens são ácidos demais para o esmalte do seu dente, sendo necessário um cuidado extra na hora de consumir esses alimentos.
É necessário ter em mente que alimentos escuros podem causar escurecimento, mas que se realizado a higiene bucal, não apresentam riscos.
Sempre evitar grande quantidade desses alimentos podem ajudar, mas assim como dito anteriormente, é necessária uma boa higiene bucal após o consumo.
Caso consuma alimentos ácidos, é recomendado que espere de 10 a 20 minutos para escovar os dentes.
Além disso, é recomendado um bochecho com água, que irá evitar que qualquer corante ou acidez permaneçam na boca.
O bochecho também é indicado para repor os minerais do dente que haviam sido perdidos.
Ter dentes brancos é o sonho de muitas pessoas, e evitando (ou moderando) o consumo desses alimentos é possível, além de ajudar na saúde bucal.
Algumas opções para quem tem dentes escurecidos por conta do consumo excessivo desses alimentos são:
Somente um profissional pode avaliar seu caso e realizar o procedimento mais adequado, além de também disponibilizar mais algumas dicas em relação ao consumo de alimentos, como uma quantidade exata de consumo.
Não é necessário excluir esses alimentos da sua vida, fique tranquilo! Apenas reduzindo a quantidade (ou vezes) de consumo poderá notar uma melhora significativa a respeito da cor de seus dentes, notando um clareamento natural ao decorrer do tempo.