Quando você achou que tinha finalmente acabado o tratamento, seu dentista diz que precisa usar um aparelho móvel ortodôntico para contenção.
Não, o seu dentista não está tentando arrancar mais dinheiro de você, realmente é necessário usar esse aparelho móvel de contenção.
Sei que você está muito ansioso para tirar de vez o aparelho, porém essa etapa é importantíssima para seu sorriso ficar perfeito por longo período.
Nesse artigo, vou te explicar por que é tão importante usar essa tal aparelho móvel, por quanto tempo você precisará usar, os ricos de usar corretamente e ainda alguns cuidados essenciais.
O aparelho fixo modifica o posicionamento dos dentes de forma acelerada, pode até não parecer, já que, em geral o tratamento dura alguns anos.
Após o longo período de uso do aparelho fixo, a arcaria dentaria precisa se acostumar com a nova posição em que os dentes se encontram.
Para isso é necessário utilizar o aparelho móvel ortodôntico de contenção, que irá ajudar a sua arcaria dentária nesse processo. Além disso, ele não permite que os dentes voltem para sua posição original, deixando assim seu sorriso lindo por um longo período.
Mas o que garante que os dentes não voltem para o lugar após o uso desse aparelho móvel?
Com a movimentação, os dentes perdem fibras importantes que ajudam no suporte e estabilidade. E para que eles consigam recuperar essas fibras é fundamental o uso do aparelho móvel.
Antes tudo, entenda que cada paciente precisa de uma avaliação individual para que o profissional determine o tempo que você precisará usar o aparelho.
Porém, de maneira geral, deverá usá-lo 24 horas por dia, durante 6 meses e após isso diminui para uso noturno, também por 6 meses, até que finalmente acabe o tratamento.
Então o uso da contenção leva em torno de 1 ano, mas não é uma regra, o seu dentista pode determinar um período maior ou menor.
Conforme explicado anteriormente, o aparelho móvel de contenção tem uma função claro, ele não foi feito só para você gastar mais dinheiro.
O seu objetivo é deixar seu sorriso perfeito por um longo período, porém para que o tratamento seja bem sucedido o paciente precisa colaborar. Caso contrário, você terá inúmeros prejuízos como:
Como pôde perceber, não vale a pena arriscar todo o seu tratamento deixando de usar o aparelho móvel. Então, siga todas as orientações do seu dentista para não passar por esses problemas e ter que refazer seu tratamento.
Agora que você já entendeu o porquê desse aparelho ser necessário e quanto tempo terá que utilizá-lo, vamos ver alguns cuidados que você precisa ter para não prejudicar seu tratamento.
Com o aparelho móvel ortodôntico você poderá escovar seus dentes normalmente, sem todo aquele trabalho que o fixo gera. E além de fazer a limpeza dos dentes é preciso escovar o aparelho, mas não é nada muito complicado, basta usar sua escova de dentes e pasta.
Para uma limpeza mais profunda no aparelho, faça a escovação habitual, depois o coloque em meio copo de água com uma colher de sopa de água oxigenada (10 volumes). Ou uma colher de sobre mesa de bicarbonato de sódio por 30. Repita o processo 2 vezes na semana e antes de usar, faça uma lavagem rápida.
Quando for se alimentar, sempre retire o aparelho, seja comida ou bebida. Assim você garante que o aparelho se mantenha alinhado e não prejudique o seu tratamento. E lembre-se sempre de escovar os dentes antes de colocar o aparelho novamente.
Ao decorrer do dia será necessário retirar o aparelho, seja para consumir algum alimento ou para fazer a limpeza rotineira.
Nesse processo de retirada do aparelho, nunca o deixe em qualquer lugar, utilize a caixa que o dentista disponibilizou por questões de higiene, para evitar a perda do aparelho e para não o danificar.
Tome o máximo de cuidado para que seu tratamento não seja prejudicado ou atrasado.
No começo será difícil lembrar de retirar o aparelho para comer, já que você estava tão acostumado com o aparelho fixo. Então, converse com os seus familiares e peça que eles te lembrem de retirar o aparelho caso você não o faça.
Além disso, pode ser um tanto desconfortável e você pode ficar tentado a retirar por um tempinho. Mas pensa comigo, quando maior o tempo que você passa sem o aparelho, maiores as chances de ter que ficar com ele por mais um período. Então, pense bem!
Outro ponto importante, sempre compareça as visitas ao dentista na frequência indicada. A manutenção faz parte do tratamento mesmo quando não há grandes alterações na consulta.
Atrasar as idas ao dentista, pode atrasar também o seu tratamento. Então, evite ao máximo para não precisar usar o aparelho móvel além do tempo planejado inicialmente.
Por fim, lembre-se que o tratamento está quase no fim, você já aguentou toda aquela tortura de usar o aparelho fixo, em que cada visita ao dentista era uma semana tomando sopa.
Com o aparelho móvel de contenção será muito mais tranquilo, você só precisa se acostumar com a nova rotina. E seguindo todas as nossas dicas, não terá problemas quanto a isso.
Lembre-se que o tratamento depende totalmente da sua colaboração, depois não adianta reclamar se precisar voltar para o aparelho fixo.
Esse artigo é apenas para sua informação, não substitui o aconselhamento do seu dentista sobre o seu caso.
Espero que tenha gostado do artigo e se tiver alguma dúvida relacionada, pode comentar aqui embaixo que responderemos o mais rápido possível.