Tratamento de canal

O que é endodontia? Descubra tudo sobre essa especialidade

O Tratamento de canal , assim como a grande maioria dos tratamentos odontológicos, causa arrepios em muitas pessoas apenas por serem mencionadas, em grande parte por mitos e falta de informação confiável.

tratamento-de-canal

Por isso nós preparamos esse artigo especial onde você vai entender o que é a endodontia, o que faz um endodontista, como é realizado esse tipo de tratamento e mais informações que vão te ajudar a acabar com o medo e procurar ajuda especializada o mais rápido possível.

O que é endodontia?

Endodontia é uma especialidade dentro da odontologia que tem como finalidade remover o tecido mole que se encontra na parte interna do dente, conhecida como canal, muitas vezes encontrado ainda vivo, ou com inflamações e infecções.

Popularmente conhecido como tratamento de canal, essa especialidade é uma das que conta com o maior número de profissionais entre as diversas áreas da odontologia.

O que faz um especialista em endodontia?

O endodontista é o profissional da área da odontologia que estuda a endodontia.

Para se tornar um especialista em endodontia o profissional precisa ser pós-graduado em curso com duração que pode variar entre um ou dois anos.

Endodontia dói?

Ao contrário do que a grande maioria das pessoas imagina, a endodontia não é um tratamento que traz grande dor enquanto é realizado, já que todo o tratamento é realizado com aplicação de anestesia geral.

Como se trata de um pequeno procedimento cirúrgico é totalmente possível, e até esperado que o paciente sinta algum tipo de desconforto após a realização do procedimento.

A intensidade desse desconforto pode estar diretamente ligada a intensidade da inflamação ou da infecção no período pós-operatório. Mas essa ligação acontece em alguns casos apenas, não sendo uma regra geral.

Além disso, é preciso ter em mente que a opção por não realizar a endodontia pode acabar trazendo muito mais dor e desconforto em um período muito curto.

É comum que os medicamentos, que podem se mostrar muito eficazes no início das dores, com o passar do tempo façam cada vez menos efeito, fazendo com que as dores continuem podendo aumentar em alguns casos.

Quando isso acontece, o tratamento de canal é a única solução possível.

Como é feito um tratamento de canal?

Um tratamento de canal é realizado em várias etapas, cada uma delas com seu grau de importância para que o tratamento seja bem-sucedido.

O primeiro passo do tratamento de canal é a abertura do dente realizada pelo especialista em endodontia, que pode ser feita na parte posterior de um dente frontal ou na coroa, quando o dente tratado está na parte posterior.

Depois de aberto, o dentista vai fazer a remoção da polpa do dente que esta infeccionada, para que os canais e o espaço da polpa que foi removida possam ser limpos e alargados, recebendo uma reparação temporária na abertura feita anteriormente com o objetivo de proteger o local nos intervalos entre as visitas.

A etapa final do tratamento de canal é realizada com a remoção da restauração temporária para a colocação de um material em forma de cone que faz o preenchimento dos canais presentes no interior do dente, que depois vão receber uma camada de cimento para serem selados na posição correta.

Com o preenchimento do dente é colocada uma coroa sobre o dente para devolver sua aparência e formato naturais.

O que acontece se eu não fizer o tratamento endodôntico?

Quando você decide por não realizar o tratamento de canal você fica exposto a consequências que podem ser bastante sérias para sua saúde, como por exemplo:

  • Inchaço;
  • Presença de bactérias na corrente sanguínea;
  • Dor forte e constante;
  • Febre;
  • Necessidade de extração do dente;

Por isso é extremamente importante que você procure um dentista especialista em endodontia e tire todas as suas dúvidas para iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Preciso fazer tratamento de canal por qualquer dor de dente?

Essa dúvida é bastante comum entre os pacientes, e a resposta é não.

Existem vários motivos que podem causar uma dor de dente em qualquer tipo de pessoa, independente de sua idade, sexo e hábitos de higiene bucal.

Essa dor de dente pode ser causada por uma grande sensibilidade dos dentes a substâncias quentes ou frias, dores na gengiva que podem na verdade estarem mais ligadas a gengivite ou periodontite, ou ainda pela exposição das raízes dentárias.

A única maneira de identificar quando é realmente necessário realizar um tratamento de canal é através do diagnóstico feito por um profissional especialista em endodontia, que pode investigar as cusas e dizer com certeza qual o tratamento mais indicado para cada caso.

Quando é necessário fazer uma cirurgia endodôntica?

A cirurgia endodôntica é recomendada somente nos casos onde o tratamento de canal não foi bem-sucedido.

Um tratamento de canal pode não obter o resultado desejado por algumas razões como a presença de bactérias e agentes muito fortes, anatomia do local muito complexa ou falta de preparo do profissional que realizou o procedimento.

O objetivo dessa cirurgia é remover mais ou menos quatro centímetros da ponta da raiz, região onde a anatomia é muito mais complexa e acontecem mais problemas.

Mas esse procedimento só deve ser realizado depois que se esgotaram todas as alternativas de tratamento convencional.

Conclusão

O medo de ir ao dentista para uma simples consulta de rotina já faz com que milhares de pessoas deixem de cuidar de problemas simples que acabam evoluindo para complicações muito mais graves.

Quando se fala em tratamentos mais complexos como a endodontia, esse medo é ainda maior, e a melhor maneira de diminuir essa desconfiança é conhecer mais sobre as técnicas utilizadas e como elas podem ajudar a acabar com problemas que muitas vezes são deixados de lado por anos.

Procurar um especialista e realizar um tratamento de canal pode ser fundamental para acabara com aquelas dores muitas vezes insuportáveis e ainda eliminar a possibilidade de que complicações possam surgir diante desse cenário de infecção.

Então, ao menos sinal de que há algo errado com seus dentes entre com contato e agende uma consulta com um de nossos especialistas.

1
Seja Bem Vindo ao seu Dentista em Curitiba :)
Powered by