Faceta De Porcelana

Facetas de porcelana: O que são, como são colocadas, a diferença entre facetas e lentes de contato dental e muito mais.

Faceta de porcelana é uma das muitas alternativas de tratamentos odontológicos e estéticos mais procurados por pacientes dos mais diversos tipos em todo o Brasil. O número de pessoas insatisfeitas com o próprio sorriso é maior a cada dia, e isso faz com que as dúvidas sobre as opções disponíveis no mercado também aumentem.

Recebemos todos os dias muitas dúvidas referentes as facetas em porcelana, e por isso nesse artigo vamos explicar de uma maneira simples o que são as facetas em porcelana, como são colocadas e outras informações que podem te ajudar a decidir se esse é o tratamento mais indicado para os seus dentes.

O que são facetas em porcelana?

Facetas em porcelana são peças finas confeccionadas com o objetivo de resgatar a aparência natural dos dentes do paciente. Estas peças também fornecem ao dente a elasticidade e a força muito semelhantes ao do esmalte natural dos dentes. Apesar de apresentar uma melhora na estética do paciente, a colocação das facetas em porcelana também ajuda a corrigir o posicionamento dos dentes do paciente. Como se trata de um tratamento irreversível, é importante que você avalie juntamente com seu dentista as vantagens e desvantagens desse tipo de tratamento para evitar que você acabe se arrependendo de sua decisão.

Quanto tempo duram as facetas em porcelana?

A durabilidade das suas facetas em porcelana vai depender de um conjunto de fatores que podem contribuir para sua maior vida útil. Depois de colocadas, o paciente terá que manter os hábitos de higiene bucal normalmente, assim como com seus dentes naturais, ou seja: • Fazer uso de fio dental; • Escovar os dentes diariamente; • Utilizar cremes dentais com flúor em sua composição; • Limitar o consumo de alimentos que possam causar manchas, assim como o café.

O que você precisa ter em mente ao optar por esse tipo de procedimento é que, em algum momento, suas facetas em porcelana terão de ser substituídas, mesmo que você seja tenha o máximo cuidado com elas. Mas normalmente a vida útil dessas facetas pode chegar a 15 anos.

Dói para colocar facetas em porcelana?

Ao contrário de muitos tratamentos odontológicos em que a aplicação de anestesia é obrigatória, na colocação de facetas em porcelana sua utilização é facultativa. Enquanto muitos pacientes apresentam uma sensibilidade pequena fazendo com que o uso de anestesia seja dispensado, outras pessoas são muito mais sensíveis. Para essas pessoas que tem uma sensibilidade maior o uso de anestesia é recomendado, mas isso vai depender da sua conversa com o profissional que irá realizar o procedimento.

Como as facetas em porcelana são colocadas?

O processo de colocação das facetas em porcelana normalmente é realizado em apenas duas consultas, o que torna o procedimento muito mais interessante para os pacientes do que outras opções que precisam de uma quantidade maior de sessões para que se consiga atingir os resultados desejados.

A colocação das facetas em porcelana é realizada em 5 etapas:

1. Anestesia: quando necessária, para que o dentista possa limpar e remover uma parte do esmalte, liberando espaço para colocação das facetas. 2. Molde: É tirado um molde dos dentes para que o laboratório possa produzir as facetas sob medida. Temporariamente são colocadas facetas provisórias. 3. Colocação: Após a retirada das facetas temporárias é feita uma limpeza nos dentes, para que sejam colocados o adesivo, o cimento e as facetas, que receberá os ajustes e contornos necessários. 4. Tratamento: Para uma melhor colagem das facetas colocadas é realizado um tratamento de cerca de um minuto a base de luz em toda a superfície. 5. Polimento: Depois de fixadas o dentista faz a remoção do material em excesso, bem como realiza o polimento das margens das facetas. Muitos dentistas costumam agendar uma consulta de acompanhamento para se certificar se os pacientes estão se sentindo confortáveis com as novas facetas em porcelana.

Existe diferença entre facetas em porcelana e lentes de contato dental?

Apesar de serem muitas vezes tratadas como se fossem o mesmo tipo de tratamento, as facetas em porcelana e as lentes de contato dentais possuem algumas características que diferenciam muito uma da outra. As facetas em porcelana são uma espécie de capa feita de cerâmica com cerca de sete milímetros de espessura, que são colocadas na parte frontal dos dentes para diversos objetivos como clarear os dentes escurecidos ou manchados ou fazer pequenas correções. As lentes de contato por sua vez, possuem entre 0,2 e 04mm de espessura e são colocadas em um processo que é minimamente invasivo. Esse tipo de tratamento tem como objetivo tanto clarear os dentes quanto corrigir falhas e outras questões estéticas.

Como clarear facetas em porcelana?

As facetas em porcelana possuem uma vida útil que pode variar entre 10 e 15 anos, dependendo da forma como o paciente cuida de sua higiene bucal. E mesmo com essa durabilidade longa dificilmente uma faceta em porcelana sofre algum tipo de alteração na sua cor original.

O material utilizado na confecção dessas facetas já é projetado para que não ocorra nenhum tipo de mancha, ou descolaração durante sua vida útil. Por isso você não precisa se preocupar com o clareamento das facetas em porcelana, porém, ainda pode ocorrer o escurecimento dos demais dentes, fazendo com que seja necessário realizar sessões de clareamento para manter a beleza e harmonia do seu sorriso.

Facetas em porcelana tem algum tipo de contraindicação?

A colocação de facetas em porcelana deve ser evitada nas seguintes situações:

• Quando há dentes sobrepostos; • Em casos de má oclusão dental (os dentes superiores não encostam nos dentes inferiores); • Quando os dentes estão sem vida e fracos; • Diagnóstico de bruxismo; • Pessoas que tem o hábito de roer unhas; • Uso excessivo de produtos como bicarbonato de sódio para tentar clarear os dentes.

Para pessoas que não se enquadram em nenhuma dessas situações a colocação de facetas em porcelana pode ser recomendada a qualquer momento.

Conclusão

As facetas em porcelana podem ajudar a melhorar muito a aparência do seu sorriso, e por ser um tratamento odontológico pouco invasivo pode ser utilizado pela grande maioria das pessoas. Com uma atenção especial a sua higiene bucal é possível que suas facetas durem mais de uma década, o que faz com que esse tipo de tratamento seja muito vantajoso pela sua grande vida útil em comparação a outros tratamentos estéticos. Se você está insatisfeito com seu sorriso e quer saber mais sobre as facetas em porcelana basta entrar em contato com a nossa equipe e agendar sua consulta ainda hoje.

Faceta de porcelana

1
Seja Bem Vindo ao seu Dentista em Curitiba :)
Powered by